Carreteras
O cartaz da corrida continental memorável
Carretera ou Ruta significa estrada em espanhol. Desde 1937 aos dias de hoje a TC (Turismo Carretera) assim como a SP (Sport Protótipos) fizeram e fazem muito sucesso na Argentina
Estas corridas eram de uma cidade à outra, de um país à outro e por vezes quase atravessando toda América Latina ida e volta, saindo de Buenos Aires com destino à Caracas na Venezuela.Houve o Grande Prêmio Del Norte indo até Lima no Peru (1940), Grande Prêmio Getúlio Vargas no Brasil entre Rio de Janeiro, Petrópolis, Belo Horizonte, Goiânia, Barretos, São Paulo e de volta ao Rio em 1941, Grande Prêmio Del Sur de Bahia Blanca até Rio Galegos no sul e voltando até Buenos Aires e o citado Grande Prêmio da América em 1948, de longe o mais longo e dramático. Tempos de muita bravura por parte dos pilotos com Juan Manoel Fangio (leia mais), José Froilán González... e as marcas mais usadas eram Ford e Chevrolet Master (leia mais)
E também eram organizada corridas em estradas sem adequada pavimentação, ruas, avenidas e também em circuitos
Eram carros da Ford, Chevrolet na maioria das corridas. Mas haviam outras marcas
Outro Ford. Correias para segurar o capô eram necessárias como a luz no teto para melhorar a visibilidade a noite
Outro belo Ford com pouca preparação
Eram mais altos em relação ao solo, para-lamas recortados para aliviar peso e suspensão reforçada também suportar estradas de terra
Um Chevrolet 40 mostrando o propulsor bem preparado
Outro Chevy de destaque
Outro Chevrolet muito interessante. Observe o para-choque tubular feito para cumprir a regulamentação< tinham canos de descarga laterais e eram eliminados abafadores para aumentar a potência
Outro Belo Chevrolet
Nesta "Cupesita" (pequeno cupê) não faltavam faróis auxiliares. Por dentro só os bancos dos pilotos e instrumentação adequada
Um motor seis cilindros com belo aspecto. Tinham um, dois ou três carburadores de corpo simples, cabeçote rebaixado coletores especiais e escapamentos idem
Um Chevrolet de Balcarce, cidade natal de Fangio onde tem um museu dedicado a sua carreira
Sem restauração Ford Coupé 3800 ano 1937
Outro Ford Cupê TC (Turismo Carretera) 1940. Observe a preocupação com a aerodinâmica na grade mais estreita e nos para-lamas recortados . Na década de 60, em circuitos de rua ou autódromos as médias variavam entre 100 km/h e 160 km/h.
Chevrolet 1967 "La Coloradita" com motor Chevrolet Super 258 com 303 cavalos a 6.000 rpm alimentado por três Weber 48 com caixa ZF para pistas e caixa Corvette para estradas
Este mais moderno corria nas décadas de 50 e 60 na categoria TC (Turismo Carretera)
Os mais "modernos! Um Chevy Nova
IKA Torino também fazia parte. Em 1967 em autódromo no Grande Prêmio da Argentina ganhou e obteve a média de 188 km/h! (saiba mais sobre o Torino) Na prova de Santa Fé
O Dodge GTX cupê de Antonio Aventín que foi campeão argentino TC (Turismo Carretera) na temporada de 1980 e 1981. Saiba mais sobre o GTX
Um Ford Falcon Halcon Pronello 1969 na categoria Competição Nacional Turismo Carretera. Motor V8 Ford F-1100 com 3.999 cm³ e quatro carburadores Weber e 300 cavalos.O piloto de Fórmula Um Carlos Reutemann correu com um desses na década de 60, Vários motores eram preparados pelo competente Oreste Berta que preparou aqui nosso Ford Maverick (conheça) da equipe Hollywood
Um Ford Mustang devidamente preparado
Um Baufer 1969 com motor Chevrolet seis cilindros e 4.000 cm³ para as categorias TC e SP
Um Panazza Tornado
Huayra Pronello Ford 1969. Motor 5,0 litros Ford V8 com 430 cavalos, quatro carburadoras Weber 48/48 IDF . Foi pilotado por Carlos Pascualini e Carlos Reutemann e foi o carro mais rápido na Turismo Carretera en 1969.
E um que pertenceu ao grande Chico Landi apresentado em Araxá, Minas Gerais.
Na década de 50 e 60 o piloto Camilo Cristófaro correu e venceu várias provas com sua carretera com motor Chevrolet Corvette muito bem preparado construída a partir de um Chevrolet 1937.
ISSO É MUITO MAIS QUE COMPETIÇÃO. É CONSERVAR EMOÇÃO!
Texto, fotos e montagem Francis Castaings
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