Autos Urbanos

Estarei nesta página apresentando carros urbanos, pequenos, no máximo quatro metros de comprimento, para dois, três ou quatro passageiros, destinados ao uso urbano, de fácil deslocamento, muito econômicos, acessíveis e muito práticos .Carros com no máximo quatro metros de comprimento, com um,dois,três ou quatro cilindros e menos de 1.600 cm³. Há poucas exceções!

A maioria de grande produção, muito bem aceito por várias classes da população. A maioria nasceu após as grandes guerras, primeira e segunda, para que a classe operária e pessoas de menor poder aquisitivo tivessem acesso a um veiculo simples, de fácil e barata manutenção.

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Brasil

Nosso Volkswagen Fusca

E a versão alemã 1302. Saiba mais sobre este sucesso mundial

Renault Gordini Willys de fabricação nacional. Abaixo sua versão despojada Teimoso

Leia mais

Os DKW

Conheça os carros da Vemag

O Ford Corcel foi um dos maiores sucessos da fábrica Ford no Brasil. Saiba mais

O Ford Escort em sua versão Hobhy. Em construção

Em 1968 chegava o sedã 1600 quatro porta. Conheça a família Typ 3

Em 1973 chegava o Chevette.

Este já é da geração à partir de 1978. Saiba mais sobre este pequeno

E sua versão Junior

Baseado na Variant, o projeto do mineiro Márcio Piancastelli, de Belo Horizonte, chegou em 1973 o grande sucesso Volkswagen Brasília. Conheça sua história.

O Dodge 1800 SE era uma versão mais barata da linha Conheça

O Fiat 147 em sua versão Spazio. Conheça

Foi substituído pelo Uno que gerou uma grande família: os modelos Prêmio, Elba, picapes e furgão Fiorino

O XEF da Gurgel

A motomachine

Um Super Mini impecável.  Conheça a família Gurgel

O compacto Fibron também usou a robusta mecânica Volkswagen e foi construído em Belo Horizonte.

Um Dacon 828

O mesmo modelo visto de lado Tinha motor VW 1.300 cm³, rodas aro 10, do Mini Cooper e foi desenhando por Anísio Campos. Tinha 2,5 metros de comprimento e foi fabricado entre 1982 e 1986.

Um Emis Art muito raro

O Volkswagen GOL foi lançado em 1980 e é fabricado até hoje. Um sucesso de vendas que começou com motor 1300 e depois 1600 arrefecido à ar. Depois vieram motores modernos baseados no Passat, código AP, com 1600, 1800 e 2000 cm³. E também o CHT AE-1.000 da Autolatina. Saiba mais

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Argentina

E um interessante Isard T 700 argentino. Um carro de pequena produção e por isso raro e exclusivo! Motor NSU alemão dianteiro e tração traseira. Dois cilindros, arrefecido à ar, 682 cm³ e 30 cavalos à 4.900 rpm. Velocidade final de 112 km/h!

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Alemanha

Um dos primeiros triciclos produzido por Karl Benz em 1886. Trata-se de uma réplica do Daimler Patent Wagen 1886.

O Messerschmitt KR200. Messerschmitt era uma fábrica de poderosos aviões alemães na segunda Guerra Mundial















Outro Messerschmitt sendo premiado. Este micro carro também é chamado de Messer. Tem um lugar na frente e dois atrás. Motor traseiro com 174 cm³ marca Fichtel $ Sachs e teve uma produção de 20.000 exemplares. O pneu estepe ficava na traseira sobre o motor e tinha um guidão, como vários micro carros, para ser guiado.

BMW 600

Visto em detalhes

Um Heinkel Kabine 1960. Também fabricou aviões! Heinkel Flugzeugwerke foi fabricado na Alemanha entre 1956 e 1958, pela Dundalk Engineering Company na Irlanda em 1958, pela Trojan na Inglaterra entre 1960 e 1966 e pela Los Cedros S.A. (Argentina) , entre 1960 e 1965.

Um NSU Prinz

Outro Prinz, mas na versão 1000 TT

Um DKW Junior

Um BMW Dixi 1928 Typ 600

O BMW 700

BMW TI Touring 1802 derivado dos modelos 02 séries. Sua versão básica tinha 1.600 cm³

Bambi Picape

Um Opel Kadett da primeira geração (1936 a 1940) O da quarta geração deu origem ao nosso Chevette. Saiba mais

Foi fabricado na África do Sul como Ford Cortina seguindo as linhas do modelo inglês com os motores 1300, 2000, 2500 e 3000. Na Austrália também como Ford Cortina e, a partir de 1980, baseado no Taunus alemão, chamava-se Fairmont. Tinha versões com carroceria de quatro portas e Panel (com painéis de metal no lugar dos vidros traseiros laterais) de duas portas. Com motores 2000 e dois seis cilindros. Um com 3.280 cm³ e 130 cavalos e outro com 4.100 cm³ e 155 cavalos. Deviam assustar muitos cangurus. Na Argentina (abaixo) era o Taunus de linhas alemãs. As versões de carroceria eram com carroceria sedã e cupê fastback. Seguiam também com as mesmas motorizações de lá. Também teve um carreira longeva e era muito apreciados por nossos vizinhos. Suas versões básicas eram bem acessíveis e de linhas compactas nas décadas de 50 e 60. Saiba mais

Um Trabant de 1963

Outro de 1971

Um homenagem ao primeiro modelo fabricado no Brasil. Foi o Classe A, geração W168, sendo que este exemplar é histórico! Foi o primeiro a sair das linhas de montagem em Juiz de Fora em 1999. Na Alemanha um carro acessível! Já aqui...

O Volkswagen Golf da primeira geração fez enorme sucesso

E o Polo em sua versão Derby

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França

Renault Voiturette 1898. Ele foi fabricado entre 1898 e 1903. Tinha motor com 273 cm³ e 2 cavalos, peso de 280 quilos e cambio manual de três marchas

De Dion Bouton 1902 "Vis-a-Vis" Tipo G4 1/2 HP.

Le Zebre Type A 1910

Um Laponette 1911 Tandem

Renault 4CV chamado aqui de rabo quente pelo seu motor traseiro. Primeiro modelo popular pós guerra que fez imenso sucesso. Em breve história no site

Após a Segunda grande Guerra, a Alemanha recomeçou a industrializar e motorizar a população com o Volkswagen Käfer, a Itália com o Fiat 500, a Inglaterra com o Morris Minor e a França com o Renault 4CV e o Citroën 2CV. A exceção do inglês e do Citroën, todos com motor e tração traseiros.

O Renault 4. Comheça

O Renault 5. Conheça

O Renault 8 . Saiba mais

O Renault 12 foi o sucessor do R8

Fez enorme sucesso o Renault Twizy elétrico que circulou pela exposição, na cidade de Araxá  em 2018, todos os dias

O Renault Twingo

O Peugeot 202 ‘‘boulangère’’ (1949)

Um Peugeot 205. Foi um sucesso na Europa e nos ralis mundiais ganhou em 1984, 1985 e 1986. Um dos pilotos foi Ari Vatanen. Em breve toda a história no site. Saiba mais sobre o 205

Um Simca Cinq (5) fabricado entre 1936 e 1948

O Simca 1000. A Simca foi absorvida pela Peugeot. A marca desapareceria em 1980, quando as operações europeias da Chrysler foram vendidas ao grupo  PSA Peugeot Citroën, que a depois passou a se chamas Talbot . No entanto, ainda hoje a marca Simca faz parte do patrimônio do grupo PSA 

O Citroën 2CV. Conheça

Citroën Ami

Um Citroën Visa Club e Visa II.

Um Citroën AX GTI muito especial. O AX foi fabricado entre 1986 e 1999 com mais de dois milhões de unidades. Esta versão GTI tinha motor quatro cilindros transversal com 1.527 cm³ e 100 cavalos. Nada mal para um carro de 848 quilos. Fazia de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos e chegava aos 184 km/h. A versão básica tinha 1.000 cm³ e foi lançado em 1986

Em raro estado de conservação este Citroën ZX. Veio para o Brasil em versões duas, quatro portas e perua cinco portas que não veio para nosso país. Foi produzido entre 1991 e 1998 com motores 1,1 litro, 1,4, 1,6, 1,9 e 2,0 sendo que o mais potente tinha 167 cavalos. Foi campeão do Rallye Dakar em 1991, 1994, 1995 e 1996.

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Peugeot 204 GL. Este carro já foi restaurado! Leia mais sobre a linha 204

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Estados Unidos

Hupmobile Model 20 1911.

Ford T Touring Teto fixo

Ford modelo T

Um Ford A Roadster 1929. Conheça os modelos Ford A

Ford Falcon geração de 1960 a 1966. Apesar de ser um carro com seis cilindros em linha e 4,60 metros de comprimento era o Ford mais simples e acessível da linha

O pequeno Crosley era fabricado pela Crosley Corporation que produziu entre 1939 e 1952 pequenos carros, spiders, jipes e tratores. Havia uma picape, uma perua e até um conversível deste modelo

Nash Rambler Country Club

Chevrolet Corvair com seis cilindros opostos e arrefecido a ar.Tinha 4,33 metros, mas foi o carro de entrada da General Motors para combater os compactos europeu já citados aqui.

O Kaiser Henry Junior. Foi produzido de 1950 à 1954 no estado do Michigan. Tinha um motor com quatro cilindros e 2.200 cm³ e outro seis cilindros cm 2.600 cm³ . Não obteve sucesso por causa de suas linhas pouco comuns

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Inglaterra

Austin A40 Devon

Um Ford Anglia

O pequeno, mas impecável, Ford Prefect de fabricação inglesa

Ford Inglês, raro no Brasil, este Zephir inglês. A linha inglesa da Ford nos anos 50 e 60 era muito interessante como este. Visto de lado nota-se o capricho da restauração

Os interessantes Morgan Three Wheeler. A primeira série V-Twin (dois cilindros em V) foi fabricada entre 1911 e 1939. A segunda
F-Series entre 1932 e 1952. Em 2011 foi relançada com um motor Harley-Davidson Screaming Eagle V-twin e caixa de câmbio japonesa Mazda com cinco velocidades

Simpático, discreto este Morris . É um Oxford 1951.

A Austin e a Morris tinham suas versões. Depois de consolidado recebeu a denominação de Mini.

Mini que foi fabricado pelas marcas Austin e Morris. Leia sobre este pequeno grande carro

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Italianos

Alfa Roemo Giulietta Berlina 1300 (Tipo 750/101). Foi produzida entre 1954 e 1965

Alfa Romeo Alfasud TI da segunda geração de 1980 a 1984. O Alfasud foi o primeiro modelo tração dianteira da marca e foi produzido entre 1972 e 1984 com carroceria cupê, quatro portas e perua Giardinetta com três por

Lancia Aprillia entre 1937 e 1949

Um raro Lancia Appia B12 Sedan Berlina

Este sedã foi produzido entre 1954 e 1956. Foi desenhada pelo estúdio Ghia e fabricado por Pininfarina. Numa versão mais potente abrigava um V4 com 1.089 cm³ e 56 cavalos.

Impecável Lancia Fulvia 1300.Tinha 1.216 cm³, 80 cavalos à 6.000 rpm, alimentado por um carburador de corpo duplo da marca Weber. Velocidade máxima de 160 km/h.

Romi-Isetta também foi fabricado no Brasil. O eixo traseiro era bem mais estreito que o dianteiro. Media 2,27 metros de comprimento por 1,38 metro de largura. Entrava-se pela frente basculando a porta e a coluna de direção Foi produzido aqui pela empresa Romi.

Em detalhes. Os primeiros eram equipados com motor dois tempos e dois cilindros. Em 1959, foi o último ano do pequeno, sua velocidade máxima de 95 km/h graças a um motor BMW de 298 cm³ e 13 cavalos de potência. Seu consumo era 25 km/l. Em tempos de gasolina farta, não fez muito sucesso. Foi fabricado pela Iso (Itália), BMW (Alemanha) e Velam (França) fez enorme sucesso nestes países. Fácil de estacionar em ruas estreitas, extremamente ágil e muito simpático. Aqui custava caro, cerca de 60% a mais que um Volkswagen sedã, mas teve seus adeptos. Muito colecionável, custa entre 8.000 a 10.000 Euros na Europa. Para uma raridade...

Um Fiat Topolino 1939. Enorme sucesso em toda Europa

Fiat Nuova 500

O pequeno e desejável Fiat 500 (Cinquecento) que foi fabricado entre 1957 e 1975 em mais de 3.800.000 unidades!

Um pequeno Fiat 500 Giardiniera fabricado entre 1960 e 1977

E um 500 Jolly carroceria Ghia muito simpático!

Fiat 600

Fiat 600 em sua versão Abarth. O modelo base 600 D foi fabricado na Itália e na Argentina

Um belo modelo 600 D. Foi fabricado na Itália e na Argentina

Belo exemplar e raro no Brasil deste Fiat 1100 "Millecento" fabricado na Itália entre 1953 e 1969 e também na Argentina, Austrália, Índia, Iran, Marrocos, Iugoslávia,Taiwan e na Alemanha pela NSU.











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O Fiat 128. Saiba mais

Um Fiat Panda em estado impecável. Tinha motor com dois cilindros em linha longitudinal, quatro em linha transversal com 903 cm³. A versão 4 X 4 enfrentava facilmente os grandes!

Um Fiat Cinquecento fabricado na Polônia entre 1991 e 1998

Vespa 400 em traje esportivo

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Japão

Abaixo o modelo Honda N360 que também fez muito sucesso entre 1967 e 1972.

E o Honda Civic começava uma história de sucesso. E era um carro com menos de quatro metros em 1979...já o deste século

O Subaru 360 Light Car

E o Nissan Figaro

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Rússia

Os automóveis da AvtoVAZ

Um russo muito afamado é o Lada Niva 4 x 4. Sua produção começou em 1977 e tem motor Fiat, originário do sedã 124, com quatro cilindros com 1.569 cm³ e 81 cavalos alimentado por um carburador Weber.Em 2015 ganhou um motor 1.7 com injeção eletrônica monoponto com 80 cavalos e muiti-ponto com83 cavalos em 2015. Niva em russo quer dizer campo de trigo.Lá foi produzido com carrocerias picape e um charmoso "conversível" com capota de lona sobre a cabine. Em 1981 o Niva foi equipado com motor 1800 Turbo e conseguiu seu primeiro pódio no Rali Paris-Dakar. Fabricado na cidade de Togliatti no sul da Rússia. Raro neste belo estado!

Chamado aqui de Lada Laika e fabricado na Rússia na cidade de Togliatti ( Homenagem ao comunista italiano Palmiro Togliatti) este simpático sedã era idêntico ao Fiat 125, fabricado na Itália entre 1967 e 1972, Fiat 1600 na Argentina e Polski Fiat 125p na Polônia. Raro neste belo estado! E um bom carro. O modelo Samara e Niva receberam caixa Porsche e correram o Paris-Dakar na década de 80 e 90.

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Suécia

Um estrangeiro muito interessante que estava lá foi este Saab (Svenska Aeroplan Aktiebolaget), ou seja, Sociedade de Aeroplanos Suecos). Raro no Brasil, o modelo 96 foi fabricado entre 1960 e 1980, fez enorme sucesso no ralis. Nas mãos Erik Carlsson, piloto sueco, obteve vários sucessos em ralis europeus nas décadas de 60 e 70. Para não perder rotação ele pisava no freio com o pé esquerdo e com o direito no acelerador fazendo curvas em alta ou baixa velocidade sem perder o vigor do pequeno motor de 845 cm³. Esta técnica de pilotagem era muito habitual dos pilotos nórdicos. O pequeno carro tinha motor de três cilindros em linha e na década de 70 já tinha um propulsor mais moderno, um com quatro cilindros em "V" originário do Ford Taunus.

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Checoslováquia

Škoda Octavia Super 1960

Quem está hoje com 30, 40,50,60,70,80 e 90 anos já teve um. Ou vai ter! São muito simpáticos e atraentes!

 Texto, fotos Retroauto, fotos de divulgação do site. Montagem Francis Castaings                                                                                       

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