Segundo Encontro de Veículos Antigos de Conselheiro Lafaiete

No último domingo de junho, no Parque de Exposições da cidade de Conselheiro Lafaiete, um ótimo local para vários tipos de eventos, bonito, grande área, aconteceu o Segundo Encontro de Veículos Antigos de Conselheiro Lafaiete. Por volta de 450 carros (dados fornecidos pela organização)estiveram lá de várias cidades de Minas Gerais. Carros e clubes de Conselheiro Lafaiete, Belo Horizonte, Cachoeira do Campo, Ouro Branco, Mariana, Barbacena, Juiz de Fora, Congonhas...

Um dos coordenadores deste ótimo encontro de carros antigos foi Moretzsohn Ribeiro de Conselheiro Lafaiete do Clube Garagem Antiga que não mediu esforços para consolidar este evento no calendário mineiro de antigomobilismo.  Abaixo à Esquerda Moretzsohn Ribeiro, ao centro o Vice-presidente da AMA José Célio Fonseca da Cunha e à direita o Presidente da Associação Mineira de Antigomobilismo, Antônio do Monte Furtado Filho.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os carros da Volkswagen 

Na entrada do parque de exposições estavam estacionados vários Volkswagen numa ótima cronologia contando um pouco a história do nosso Fusca que é disparado o carro mais popular e amado dos brasileiros das décadas de 50,60,70...motores 1200, 1300, 1500 e 1600 movido a gasolina ou álcool. Equipou e serviu de base para a Kombi, o Karmann-Ghia, o sedã 1600 quatro portas, o TL, a Variant, aBrasília e incontáveis  esportivos. Uma pena não ter evoluído aqui como na Alemanha. Em termos de carroceria e mecânica.

Aprecie abaixo os modelo arrefecidos à ar da Volkswagen Brasil

O esportivo mais famoso do Brasil tinha motor VW 1600 com quatro cilindros opostos. Era o Puma GT 1600

O motor equipou também o Bianco, Miura, MP Lafer, Ventura, Shark, Malzoni GT, Dacunha, Lorena, Squalo, Adamo, Envemo Super 90, várias marcas de Bugues, o Gurgel, o jipe Jeg, réplicas do Bugatti, Mercedes e Alfa Romeo,a motocicleta Amazonas e até ultra-leve!

Os Volkswagen arrefecidos à água que revolucionaram a marca

E tudo começou com o VW Passat com seu famoso motor AP 1500, 1600, 1800 que chegou a equipar também toda a linha Gol (Voyage, Parati, Saveiro) e Santana. O Voyage e Parati ganharam os Estados Unidos e lá foram batizados como  "Fox"

Os Carros da Fiat

O Fiat 147 chegou ao Brasil e fez uma grande família. O primeiro derivado foi a picape, depois veio a perua Panorama, o sedã Oggi e a linha de utilitários Fiorino. E tinha motores valentes.

Os motores 1050 e 1300 eram muito bons! Sabia que o motor diesel era fabricado em Betim, Minas Gerais e exportado para a Europa? O carro tinha a mesma frente da versão Europa e se chamava 127 D. Na época era o menor carro movido a diesel  na sua categoria no velho continente!

FNM e Alfa Romeo

A FNM, Fábrica Nacional e Motores fabricava sob licença Alfa Romeo o caminhão FNM e depois trouxe para o Brasil o Alfa Romeo 2600, mas com o motor 2000. Evoluiu para o raro e bonito Timb e depois o 2150. Em 1974 foi lançado o Alfa Romeo 2300 baseado no Alfetta italiano. Na década de 90 a Fiat tinha o moderno Tempra, mas queria mais e importou o Alfa Romeo 164 com motor quatro cilindros e V6. Lindo carro!

Os carros da General Motors

O pequeno Chevrolet Chevette fazia sua estreia no Brasil em 1973. Chegou com motor 1.400 cm³, depois ganhou um 1.600 e sua versão Junior tinha 1000 cilindradas. Suas carrocerias tinham duas, quatro portas, Hatch e perua Marajó. Derivado diretamente do Kadett alemão, seu sucesso foi grande.

Lá tinha uma versão fastback que infelizmente não foi fabricada aqui. Leia mais sobre o pequeno GM

O mais amado Chevrolet do Brasil. Chegou aqui em 1968 no Salão do Automóvel no mês de Outubro em São Paulo. Tinha versão quatro portas, acabamento Standard e Luxo, motor com quatro cilindros (2.500 cm³) e seis cilindros (3.800 cm³). Ambos foram aperfeiçoados e chamados de 151 e 250 e suas versões esportivas eram a "S". O Opala foi remodelado em 1975, foi cogitada uma versão picape, não foi produzida, mas a linha ganhou a perua Caravan. Em 1980 novas mudanças na carroceria e terminou sua produção em 1992 com quase 1.000.000 de unidades produzidas.

Cultuado até hoje! Leia mais sobre o Chevrolet mais amado do Brasil

Os primeiros veículos que saíram da linha de montagem em São Caetano do Sul foram os utilitários. E neste evento havia belas  picapes e peruas da Chevrolet

A primeira foi a linha Chevrolet Brasil, Amazona, Corisco e Alvorada. Em 1964 a linha Chevrolet C-1414, C-1416...depois Veraneio, Bonanza... marcaram muitos proprietário e estão aí fazendo bonito até hoje

A linha Chevrolet Master fez muito sucesso nos Estados Unidos e também no Brasil e na Argentina. Sabia que o sucesso de Juan Manoel Fangio, pentacampeão mundial de Fórmula Um começou com um cupê desta linha em 1938? Saiba mais.

Não poderíamos deixar de mostrar um Chevrolet da linha 210 que já era montado no Brasil no princípio da década de 50. Na década de 90, após a despedida do Opala, o Omega e o Vectra entraram em cena e são muito colecionáveis.

Os carros da Ford

O Ford Galaxie teve seu lançamento em outubro de 1967 no Salão do Automóvel. Foi o grande luxo nacional do final da  década de 60, reinou na década de 70 e princípio da de 80.

Leia mais sobre o Galaxie 500, LTD e Landau.

O Ford Maverick

O carro médio da Ford chegou aqui em 1973, mas a crise do petróleo e a concorrência com o Chevrolet Opala, este que foi fabricado com carrocerias cupê e quatro portas, teve carreira curta. Saiba mais.  

O Ford Corcel

Foi sem dúvida o maior sucesso da Ford no Brasil. Lançado em 1969, vestiu carroceria com duas portas, quatro portas e a perua Belina tinha duas.

Em 1978 foi lançado a versão II com motores mais potentes, o luxuoso Del Rey nas versões duas e quatro portas e a picape Pampa chegaram na década de 80. Um brasileiro muito colecionável e bonito!

O Ford Escort

Outro sucesso da Ford foi o Escort cujo maior interesse era a versão XR-3 muito rara em bom estado hoje. Foi fabricado no Brasil nas versões cupê, mas aqui chegou também a quatro portas, o sedã Verona, a perua quatro portas e o conversível XR-3 também muito raro!

Os carros da Willys

A Willys Overland do Brasil produziu aqui o Jeep, a Rural, o Aero Willys, o Itamaraty, o Dauphine, o Gordini antes de ser absorvida pela Ford

Todos fizeram sucesso e tinham bom mercado e admiradores cativos!

Os carros da Mercedes-Benz

Os belos carros alemães da casa Daimler-Benz também estavam lá. Abaixo um modelo 500 SE da série W126

Sempre fazem bonito em qualquer exposição. 

Homenagens e Certificados

Vários clubes foram homenageados, proprietários, patrocinadores e receberam certificados da Associação Mineira de Antigomobilismo e do clube local Garagem Antiga nas mãos do Vice-presidente da AMA José Célio Fonseca da Cunha, do Presidente da AMA Antônio do Monte Furtado Filho e do Presidente do clube Garagem Antiga Moretzsohn Ribeiro. Estavam lá prestigiando o evento o Secretário Municipal de Cultura de Conselheiro Lafaiete, Geraldo Lafayette (acima de camisa branca) e a sua direita o vereador Alan Teixeira de Carvalho. Abaixo todos que deixaram a festa mais simpática e harmoniosa. Foi ótimo e em 2018 será muito melhor! Vocês tem um espaço ótimo para eventos deste porte!

 

O Comércio - Se o evento foi muito bom o comércio de peças, camisetas, miniaturas e antiguidades idem!

Em 2018 será muito bom também!

Para ler

Os bons livros da Editora Alaúde. Clique abaixo.

Ou clique neste retângulo.

Compre livros de carros nacionais ou estrangeiros na Clique aqui para comprar livros

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A Editora Alaúde fez uma tem ótimos livros sobre os carros brasileiros e estrangeiros. Clique sobre a figura e acesse.

Vários bons títulos.

Ambos em capa dura e são muito ricos em fotos e dados. Clique sobre a figura para acessar.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Texto, fotos e montagem: Francis Castaings                               

© Copyright - Site https://site.retroauto.com.br - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Veja como foi em 2015

Volte a página principal do site.