Primeiro Encontro de Veículos Antigos de Corinto - Minas Gerais

No dia 6 de maio de 2017, em Corinto, norte do estado de Minas Gerais, aconteceu o Primeiro Encontro de Veículos Antigos do município e de cidades vizinhas.

A cidade é agradável, muito receptiva, e o evento realizado na Praça do Bandeira, contou com uma centena de carros muito bons, vários colecionadores de outras cidades como Belo Horizonte, Buenópolis, Montes Claros, Bocaiúva, Curvelo, Diamantina, Contagem e outras cidades vizinhas também compareceram.

A chuva tentou, mas não conseguiu atrapalhar a exposição que contou com carros nacionais das décadas de 60,70, 80 e 90 e também marcas famosas do exterior. Ninguém arredou o pé ou as rodas!

O organizador e Presidente do Clube de Veículos Antigos de Corinto Evandro Paixão de Souza, que recebeu o certificado de filiação AMA, organizou com zelo e capricho e a praça ficou cheia de pessoas entusiasmadas com os carros antigos.  Na foto abaixo ele está à direita do Presidente da Associação Mineira de Antigomobilismo Doutor Antônio do Monte Furtado.

Estavam lá clubes Carros Antigos de Pompéu, Buena Vista Social Clube Vintage, Confraria das Gerais Vintage Motors que reúne os clubes de Buenópolis, Corinto e Curvelo, Clube do Fusca e Autos Antigos de Montes Claros, Volkswagen Clube de Diamantina, Clube de Veículos Antigos de Corinto, Veículos Antigos de Buenópolis, Car Clássico de Curvelo (C.C.C.) e Hot Rat Antigos Lowrider dentre outros. Todos os presente receberam este belo certificado do Clube de Corinto.

O Presidente da AMA com o vice-presidente do Clube de Veículos Antigos de Corinto Dalton Lopes 

Eugênio César Versiani Nunes Pinheiro de Montes Claros e Christian Xavier de Curvelo. Ambos entusiastas e amantes dos autos antigos.

A esposa de Evandro Paixão de Souza, Ana Paula de Campos, também recebeu um certificado AMA

A presença simpática do Presidente do Clube de Autos Antigos de Buenópolis

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os carros da General Motors

Chevrolet Opala cupê merecedor de placa preta

Este sedã, também da geração pós 1975, está em estado imaculado

Um cupê Comodoro em muito bom estado

Este Opala Diplomata também muito bom

Esta foi a última Chevrolet Caravan produzida. E tanto esta quanto o sedã estavam com vários aperfeiçoamentos que os outros não ganharam. Leiam mais sobre o mais famoso Chevrolet do Brasil.

Um dos melhores carros da GM foi o Chevrolet Omega. Motor com quatro (2,2 litros) ou seis cilindros (3,0 e 4,1 litros) e perua Suprema

Moda nos Estados Unidos e aqui é ter um C.O.E (Cab Over Engine), ou seja, cabine sobre o motor. Este era um Chevrolet Tigre e foi transformado em COE. Foi fabricado entre 1941 e 1947 com várias versões e tamanhos. Pertencia a linha A/K series da GM e tinha motores seis cilindros com 3,5 e 3,7 litros.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os carros da Ford

Ford Mustang GT da quarta geração já com inspiração nos modelos da década de 60. As vendas começaram a aumentar, este foi baseado num conceito de 1993, chamado Mustang Mach III apresentado no Salão de Detroit. Em 2001 foi lançada uma versão Bullit GT em parceria com grande  Warner Bros (produtora e distribuidora americama de filmes) , com a cor idêntica a do carro do filme estrelado por Steve McQueen que era um modelo 1968, verde escuro (Dark Highland Green). O carro conceito tinha quatro o freios a discos, motor V8, 265 cavalos . Já é um colecionável, foi fabricado entre 1994 e 2004 com motores V6 e V8 com várias potências.

Furgão Ford F-1 fabricada entre 1948 e 1952 com motor seis cilindros em linha Flathead Six e Flathead V8. Detalhe para o reboque muito bem feito

Impecável Ford Corcel cupê 1975. Por fora e por dentro! Infelizmente era pesado para o motor de 1.400 cm³. Merecia mais potência já nesta primeira fase. 

Outro em ótimo estado. Leia mais sobre o cavalo da Ford.

E a Ford Belina que concorria com a VW Variant

Ford Pampa impecável.

Outro desbravador do Brasil foi o Jeep CJ5. Usava o mesmo motor do Aero Willys e depois já sobre o controle da Ford usou o 2,3 OHC quatro cilindros do Ford Maverick. A versão com quatro portas, apelidada como Bernardão, é muito rara hoje.

A Willys produziu no Brasil carros e utilitários. Um deles foi a Rural Jeep que após ser absorvida pela Ford passou a se chamar F-75

Picape Ford F-1000 com motor 3,9 litros, movido a diesel, marca MWM (Motoren Werke Mannheim)  com 86 cavalos. A F-100 com motor V8, o mesmo da linha Galaxie/LTD/Landau foi grande sucesso tanto aqui quanto nos Estados Unidos.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os carros da Volkswagen

Fuscão 1500 pronto para arrancar

Volkswagen Kombi fez sucesso aqui e em todo mundo.

Volkswagen 1600 TL também em ótimo estado

Volkswagen Passat quatro portas em ótimo estado

Outro VW Passat. A primeira versão foi a de duas portas, depois chegou a de quatro portas e motores 1.500, 1600 e 1.800 refrigerados a água. A versão Variant (perua) não foi lançada aqui infelizmente

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os carros da DKW

Este é um modelo DKW Belcar. Tinha três cilindros, três bobinas, tração dianteira e motor com dois tempos. Tudo inédito por aqui. Os primeiros modelos, tanto a Vemaguet quanto o Belcar tinham portas dianteiras que se abriam para a frente

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Gurgel

O Gurgel BR800 foi o único mini carro nacional produzido em série. Ótima iniciativa de João Augusto do Amaral Gurgel, mas o modelo custava caro!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Mercedes-Benz

Impecável Mercedes-Benz 280 C da classe W114/115. Havia a versão duas portas sem coluna e quatro portas com coluna. A versão perua era fabricada em pequena escala por uma empresa de carrocerias alemã chamada Binz. Era destinado mais a ambulâncias e afins. Motores com quatro e seis cilindros e opções gasolina e diesel que fez enorme sucesso entre taxistas da Europa, Oriente e África.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os carros da Fiat

Fiat 147 com frente Europa. Foi fabricado com motores quatro cilindros, transversal, com motores 1.050 e 1.300 cm³. Sucesso italiano em terras brasileiras.

Uma picape 147 em ótimo estado. Molhada também

Outro versão Spazio chegando

Caminhão da Fábrica Nacional de Motores, FNM, que foi um desbravador das primeiras estradas do país. Este já com a identificação Alfa Romeo. A Fiat já na década de 70 era proprietária das empresas Alfa Romeo, Ferrari, Maserati, Autobianchi e Lancia.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os carros da Chrysler

O Chrysler Stratus chegou dos Estados Unidos na década de 90. Já é um colecionável (veja outros)

O Dodge 1800 foi lançado em 1973 junto com VW Brasília, Chevrolet Chevette e Ford Maverick. Havia problemas de acabamento e erros de adaptação para o Brasil. Foram corrigidos e com a troca de nome para Polara reganhou a confiança do público. Era um carro muito confortável e potente. Este abaixo está em ótimo estado.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Troféus que foram entregues aos colecionadores. Foram confeccionados por um artesão local. Na segunda galeria de fotos há mais um pouco de suas obras.

 

Presenças e homenagens

Para ler

Os bons livros da Editora Alaúde. Clique abaixo.

Ou clique neste retângulo.

Compre livros de carros nacionais ou estrangeiros na Clique aqui para comprar livros

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A Editora Alaúde fez uma tem ótimos livros sobre os carros brasileiros e estrangeiros. Clique sobre a figura e acesse.

Vários bons títulos.

Ambos em capa dura e são muito ricos em fotos e dados. Clique sobre a figura para acessar.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Texto e fotos Francis Castaings                               

© Copyright - Site https://site.retroauto.com.br - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Volte a página principal do site.