O Primeiro Sucesso da Marca do Tridente

Uma das mais importantes fábricas de carros esportes da Itália é a Maserati. Esta empresa de Modena, na Itália, foi fundada pelos irmãos Alfieri, Bindo, Carlo, Ettore, Ernesto e Mario Maserati em 1926. O primeiro carro a ser construído foi um modelo que iria enfrentar as pistas. Foi disputar a famosa Targa Florio como um bólido de oito cilindros em linha e 1.500 cm³. A partir de 1947, após a guerra, se dedicou a carros de corrida e de Grã-turismo. E deixou sinais de prestigio nas páginas da imprensa mundial sempre se destacando em vitórias. Adotou o símbolo do tridente do Deus Netuno para identificar melhor sua marca.

Em 1957, Juan Manuel Fangio ganhava seu quinto título mundial pilotando uma Maserati que tinha motor de seis cilindros em linha, 2.500 cm³ e 290 cavalos. E a fábrica também levou o título de construtores por ter vencido quatro provas e sua vitória em terras mexicanas foi muito honrosa.  E neste ano era lançado o 3500 GT, um belo carro esporte bem no estilo italiano no Salão de Genebra, na Suíça. O novo cupê 2+2 substituía o Maserati A6 que era baseado em carros de corrida

O 3500 GT é um carro raro no Brasil e também na Europa e Estados Unidos . E hoje, em 2021, a marca faz parte do Grupo Stellantis reúne as marcas Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS, Fiat, Jeep, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram e Vauxhal.

Muito bonito e com três volumes distintos tinha como concorrentes a linha inglesa Aston Martin DB e Jaguar XK 150 o Ferrari 250 GT Lusso, o francês Facel Vega e o americano Chevrolet Corvette. E tinha muitos cromados na carroceria para agradar principalmente a clientela americana que estava na mira. Se a marca fez sucesso nas pistas do México, o país vizinho não ficou desinformado.

Este bonito motor com seis cilindros em linha em posição longitudinal, tinha duplo comando de válvulas, 3.485 cm³ e 235 cavalos de potência a 5.000 rpm. Seu torque máximo é de 32 mkg.f a 4.000 rpm. Era alimentado por três carburadores duplos da marca Weber 45. Sua tração era traseira e o cambio com quatro marchas no assoalho. Tinha velocidade final de 235 km/h e cobria os primeiros 1.000 metros em 29,5 segundos. Era um carro rápido. Tinha freios a disco nas quatro rodas e direção sem assistência. Usava pneus da marca Michelin na medida 185 R16. Sua roda raiada tinha cubo rápido. Sua performance era muito boa, capaz de rivalizar com seus concorrentes e seu interior "burguês" era superior em muitos detalhes.

Sua carroceria desenhado pelo estúdio Touring tinha conceito Superleggera e era de alumínio. Era apoiada num chassi em travessas tubular em aço. Media 4,70 metros de comprimento, 1.70 de largura, 1,30 de altura e 2,60 de entre-eixos. Seu peso era de 1.280 quilos. Sua suspensão era dianteira independente, amortecedores telescópicos com braços sobrepostos e mola helicoidal. Atrás tinha eixo  rígido e molas semi-elíticas e amortecedores telescópicos . Era um carro estável e com direção precisa que não era pesada com o carro já em movimento.

O conversível foi apresentado no Salão de Paris, França, em outubro de 1960.Sua carroceria construída por Vignale e foi desenhada por Giovanni Michelotti. A cotação de um cupê está em torno dos 50.000 Euros. Já do modelo abaixo, o Spider sobre para 90.000 Euros. O belo Spider participou e ganhou prêmios no concurso de elegância em Amelia Island. Seu entre-eixos era 10 centímetros mais curto que o cupê.

Seu painel era muito rico em instrumentos. Em 1961 passava a ter caixa de cinco velocidades. Por dentro tinha bancos dianteiros individuais em couro, com encosto fixo, um belo volante da marca Nardi com três raios metálicos. O tinha velocímetro graduado a 250 km/h, conta-giros a 8.000 rpm ambos em tamanho maior e entres eles cinco mostradores como nível de gasolina, temperatura, pressão de óleo e amperímetro. Tinha muita informação para o motorista. Tinha radio e um relógio de horas para o acompanhante contemplar e usar

Em 1960 chegava a versão Gti com injeção indireta marca Lucas e ganhava 15 cavalos a mais.Mas não foi muito eficiente para o carro já que era problemática. No que se refere a peças tem grande quantidade de pequenos fabricantes nos arredores de Modena. São especialistas e capazes de fabricar ou consertar peças de carroceria, interior e motor. 

Foi adquirido por famosos como o príncipe Rainier III de Mônaco, Monte Carlo, que tinha uma coleção apreciável e os atores famoso das décadas de 50,60 e 70 como Tony Curtis, Stewart Granger, Rock Hudson e Anthony Quinn. Foi um grande sucesso da marca com 2.100 modelos produzidos

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O Sucessor Maserati Sebring

Batizado em homenagem à vitória da marca na 12 Horas de Sebring, pista muito famosa nos anos 60, no sul da Flórida, Estados Unidos foi uma ótima estratégia de marketing. O mercado americano sempre foi muito importante para as marcas europeias. O novo esportivo podia vir fartamente equipado, com ar-condicionado, rádio, câmbio   automático, continuava com as rodas raiadas da marca Borrani, freios a disco nas quatro rodas e com pneus Pirelli Cinturato na medida 185 x 16. Media 4,47 metros, 2,5 metros de entre-eixos, 1,30 de altura, 1,65 de largura e pesava 1.200 quilos. Usava o mesmo motor da versão anterior. Tinha velocidade máxima de 236 km/h.

Maserati Mistral produzido entre 1963 e 1970. O desenho da carroceria é obra de Pietro Frua.

Texto, fotos, e montagem Francis Castaings. Demais  fotos de divulgação do site.                                              

© Copyright - Site https://site.retroauto.com.br - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

Volte a página anterior

Volte a página principal