16e édition du Tour de Corse Historique- 16ª Volta da Córsega em Veículos Clássicos de Competição
A Córsega é a quarta maior ilha do Mar Mediterrâneo por extensão e se localiza ao sul da França sendo uma de suas varias regiões administrativas. E lá acontece desde 1956 o famoso Rali da Córsega que reúne os melhores carros desta categoria.
Para citar alguns modelos que brilharam como o Citroën Xsara WRC, Ford Focus RS WRC 04, Subaru Impreza WRC2003, Peugeot 206 WRC, Subaru Impreza WRC 98, Toyota Celica Turbo 4WD, Ford Escort RS Cosworth, Lancia Delta HF Integrale, Ford Sierra RS Cosworth, BMW M3,Peugeot 205 Turbo 12 E2, Renault R5 Maxi Turbo, Lancia 037 Rally , Lancia Stratos HF, Porsche 911 SC... Mas também há corridas de Rali de Veículos Históricos de Competição (VHC).
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Itinerário e dados técnicos da prova.
E foi neste mês de outubro de 2016 que ocorreu a 16ª Volta da Córsega em Veículos Clássicos de Competição entre os dias 3 e 8. Belos carros das décadas de 70 e 80 estavam lá e uma dupla de brasileiros competiram.
Uma ilha muito bonita, cuja capital é Ajaccio, que teve sua tranquilidade interrompida por quase uma semana por causa da realização deste belo rali.
Percurso total: Rali : 818,12 Quilômetros. Especiais: 315,87 Quilômetros.
Tem-se que tomar muito cuidado nesta bela estrada.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Os carros
Renault 5 Turbo e Alpine A-110. Ambos sendo preparados nos boxes.
Jaguar MK II 3,8 na rampa.
BMW 320 (Série E21) e Porsche 914
Alpine Renault A-110 nos boxes.
O Opel GT dos brasileiros. Observe as bandeiras no para-lamas dianteiro.
Outra foto.
Manutenção no Opel.
Bela dupla de Lancia Stratos HF.
Renault 5 Turbo e Alfa Romeo Giulia (saiba mais sobre este Alfa esportivo)
Parada para manutenção.
Os seis cilindros Boxer do Porsche 911.
Renault R5 Turbo 1 de Mondy Frances(Piloto) e Jacqueline Casamayou (Co-piloto) .
O motor do R5 Turbo 1. Motor em posição central traseira desenvolvendo o 162 cavalos, quatro cilindros, 1.397 cm³ e alimentado por um turbocompressor . Foi usado em ralis FIA Grupo B.
Por dentro do R5 Turbo.
O R5 Turbo sendo averiguado.
Outro R5 Turbo na competição
Renault Alpine A-110 1600.
Audi Quattro cupê.
Um belo estacionamento de rali: Dois Renault 5 sendo um Turbo, dois Lancia Stratos e ao fundo Porsche 911 e Alpine A310.
A verificação dos carros.
Belos e potentes carros de rali. Renault 5, Alpine A-110, vários Porsche 911, Alpine A-310.
Em fila para nova largada. Peugeot 205 GTI 1.6 e Renault 5 Turbo.
E seguir pela estrada.
Porsche 911 2.5 ST, Citroën 2CV e Citroën Visa 1000 Piste.
Manutenção nos Porsche 924 Carrera GT e 911.
Dois Lancia Stratos HF.
HF
Jacqueline e equipe após a prova.
Reunião dos carros a noite. Máquina também precisa de descanso.
Porsche 911 e o Lancia Stratos HF que ficou em segundo lugar geral. Pilotado por Erik Comas que foi campeão da Fórmula 3 francesa em 1988 e depois campeão da Fórmula 3000 em 1990. Várias passagens na Endurance inclusive nas 24 horas de Le Mans. Em 1992, bateu o seu Ligier JS37 violentamente na curva Blanchimont em Spa-Francorchamps na Bélgica. Foi salvo por Ayrton Senna.
Diversos tipos de pisos foram enfrentados. Todas as provas foram disputadas em estradas fechadas.
Porsche 911 e o Renault R5 Turbo.
Outro Renault R5 Turbo e um Alfa Romeo GTV
Alpine A-310. Um esportivo francês muito apreciado na Alemanha.
A brigada dos Porsche 911.
Lancia Delta Integrale. Um mestre dos ralis do passado.
Manutenção dos Ford Escort.
Um Ford Escort MK II e um Lancia Stratos.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Resultados
Categoria Veículos Históricos de Competição.
Categoria Ralis Históricos de Regularidade Esportiva (VHRS)
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
MERCI A MA COUSINE JACQUELINE CASAMAYOU POUR LES BELLES PHOTOS ICI. MERCI BEAUCOUP!
OBRIGADO À MINHA PRIMA JACQUELINE CASAMAYOU PELAS FOTOS PUBLICADAS AQUI. MUITO OBRIGADO!
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Uma bela corrida de carros antigos numa ilha linda!
Texto e montagem Francis Castaings
© Copyright - Site https://site.retroauto.com.br - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Volte a página principal do site.