Terceiro Forte Encontro Clubes Ford, janeiro de 2017

Aconteceu no último domingo de janeiro, dia 27 um grande encontro dos Clubes Ford, no belo Parque das Mangabeiras em Belo Horizonte, Minas Gerais. O comparecimento surpreendeu a organização.

Começou por volta das 9:00 horas da manhã, já estavam lá alguns Ford Escort, Fiesta e Versailles. Aos poucos chegaram a turma do Ford Galaxie, LTD, Landau, depois os possantes Maverick, as picapes F-100, Courier e Ranger e não demorou um belo comboio Fusion.

Estavam lá: O Clube Ford - MG e seus Clubes filiados (Escort Clube, Maverick Clube Minas Gerais, Associação Galaxeiros das Gerais, Del Rei Clube, Versailles Clube, Ford Fiesta Clube, Focus Clube BH e O Clube Fusion Brasil) que passaram a integrar a Associação Mineira de Antigomobilismo(AMA)!

A Ford se instalou no bairro do Ipiranga em São Paulo, capital, em abril de 1918. Montava e importava carros e caminhões. Os veículos eram montados na modalidade CKD (Completely Knock-Down), ou seja, diversas partes chegavam dos Estados Unidos e eram montadas. Em agosto de 1957, a Ford do Brasil lançou o seu primeiro caminhão, o F-600, com índice de nacionalização de 40%. O motor com oito cilindros em “V” era importado dos Estados Unidos. Em 1957 chegava a picape F-100 e em 1958 foi inaugurada a fundição da Ford, em Osasco, cidade perto da capital São Paulo.

O primeiro automóvel Ford fabricado no Brasil foi o Ford Galaxie que foi lançado em 1967. Desde o final da década de 50 a Ford estava indecisa se fabricava o Galaxie ou o Fairlane.

Depois veio o LTD e o Landau.

Ambos da última geração com motor de 302 polegadas cúbicas (4.948 cm³) igual ao do Maverick

Outro belo Landau

O simpático Marcondes, um "Galaxeiro" e seu Landau. Leia mais sobre a linha Galaxie, LTD e Landau.

Os Galaxeiros

Na França o projeto do Renault 12 estava adiantado e no Brasil, com diferenças na carroceria, nasceu o Ford Corcel

Este cupê 1975 também é bonito

Raro neste estado um belo Del Rei quatro portas

Outros médios da Ford presente. Um Del Rei cupê e um Ford Corcel II

E uma Belina II. Leia mais sobre a linha Ford Corcel.

O ano de 1973 foi marcado por grandes lançamentos. O Dodge 1800, o Volkswagen Brasília, o Chevrolet Chevette e o Ford Maverick

Este é de uma Auto família. Pai e filhos amantes de bons carros

Tanto o Maverick quanto o Mustang utilizavam a plataforma do Ford Falcon que foi fabricado também na Argentina e Austrália

No ano de seu lançamento contou com o motor de seis cilindros em linha do Aero-Willys e o V8 302 que era muito utilizado na linha Ford americana

Este com personalizações discretas e de bom gosto

Este também se destacou

Detalhe do discreto aerofólio

Este exibindo o motor

Potência de sobra. Leia mais sobre o Ford Maverick

O Ford Escort chegou ao Brasil em 1983. O nome Escort foi utilizado a primeira vez na versão perua do Ford Anglia . Sua primeira geração, já como modelo, nasceu em 1968, a segunda em 1974, ambas com tração traseira e fizeram enorme sucesso em ralis internacionais. A terceira na Europa, em 1980, idêntica a nossa, já com tração dianteira. Havia no Brasil o motor 1,4 e 1,6 litros.

O motor CHT (Combustão em Alta Turbulência) foi elaborado por Luc de Ferran, engenheiro que trabalhava na Ford e pai do piloto Gil de Ferran.

A segunda geração chegou em 1992

Alguns detalhes deixavam o carro mais moderno.

Outro modelo com modificações discretas. A versão Hobby tinha motor 1.0 para competir com o Chevette Junior, Uno Mille e VW Gol 1000

A básica tinha para-choques pretos. Nesta geração existia o Ford Verona que era um sedã de duas portas.

O XR-3 era o esportivo da linha. Havia também a versão conversível fabricada pela Karmann. Se distinguia dos outros modelos da linha na parte externa pelo aerofólio traseiro e spoiler dianteiro mais pronunciado. Nesta geração havia os filetes vermelhos.

Por dentro do XR-3

Na terceira geração foi apresentada no final de 1996. Trazia o Hatch, o sedã e a versão Wagon quatro portas. E o novo motor Zetec, também em posição transversal,  1,8 litros, 16 válvulas e 115 cavalos de potência. Infelizmente todos raros em bom estado como este. O Escort foi fabricado na Inglaterra, Alemanha, nos Estados Unidos (bem diferentes em termos de estilo), Brasil e Argentina. Era o carro mundial da Ford. A versão europeia Ford Escort RS Cosworth é muito desejada lá. Referência entre pequenos esportivos. 

Para quem mão sabe a Cosworth é uma fabricante inglesa de motores, para carros de corrida de várias categorias e fornece motores para sedãs pacatos se transformarem em carros de alta performance. Foi fundada em 1958 por Mike Costin e Keith Duckworth. O nome do motor surgiu da junção do sobrenome de ambos. Na década de 70 e 80 equipava vários carros de Fórmula Um.

O Ford Fiesta veio para o Brasil apenas na versão duas portas. Era a terceira geração da Europa produzida entre 1989 e 1997. Na Europa havia a versão esportiva XR-2, o Escort era o XR-3 e o Ford Sierra era XR-4. Todos muito apimentados! O Fiesta é produzido até hoje em versões Hatch três e cinco portas.

É muito raro ver um utilitário derivado de um carro em bom estado. Esta picape Courier foge a regra. Começou sua produção aqui em 1996 e seu motor RoCam 1,6 litros e 95 cavalos deixava muitos outros sedãs ou cupês para trás. Sua caçamba era longa e permitia ótima capacidade de carga.

Na época da Autolatina chegava na Ford a perua Versailles Royale quase idêntica a VW Santana Quantum 

O sedã Ford Versailles

Esta picape Ford F-100 está sempre nos bons eventos.

Ambas com motor V8. Com a crise do petróleo deflagrada em 1973 e também passou a contar com o motor de quatro cilindros em linha com 2,3 litros que equipava também o Maverick. Era chamado de OHC por ter comando de válvulas no cabeçote.

Em ótimo estado esta Ford Ranger. Eram equipadas com um bom motor V6 movido a gasolina. Depois ganhou grade maior na cor preta, três configurações de cabine, tração 4 x 4 com acionamento eletrônico, ABS traseiro... e novos motores de quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 137 cavalos e o V6 contava com 210 cavalos! O tipo de caçamba do modelo abaixo é conhecido como Step-Side.

O Ford Fusion chegou no país em 2005 e caiu nas graças do consumidor. Em 2006 começou a ser comercializado aqui na versão SEL com motor 2.3 litros, e tornou-se um sucesso de vendas devido ao preço competitivo. Vinha do México e substituiu o Mondeo que vinha da Bélgica.

Estes dois Ford, Fiesta e Ka pertencem ao My Toy Car Club.

Vários carros antigos de outras marcas compareceram e respeitaram o espaço Ford. Isto é a festa do antigomobilismo.

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Presenças

O organizador do evento Bruno Vaz, Presidente do Clube Escort e Doutor Antônio do Monte Furtado Filho presidente dos Galaxeiros das Gerais e da Associação Mineira de Antigomobilismo (AMA)

Doutor Antônio do Monte Furtado foi entrevistado para um canal do You Tube

Foram entregues vários certificados de filiação à AMA.

Todos ficaram muito satisfeitos

Abaixo a turma Ford Unida

Clique nas fotos para visualizar

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O Parque ficou mais bonito e o próximo será muito Ford

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Texto e fotos Francis Castaings                               

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Para ler

A Editora Alaúde fez uma bela coleção sobre os carros brasileiros e inclui o Ford Galaxie, LTD, Landau e Maverick. Clique sobre a figura para acessar

Ford Maverick

Linha Galaxie, LTD e Landau

Ambos em capa dura e são muito ricos em fotos e dados. Clique sobre a figura para acessar.

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