Clássicos nos Cristais

Uma volta ao passado com classe, muito entusiasmo e um pioneirismo em Minas Gerais. Nos dias 7,8,9 e 10 de setembro aconteceu o Clássicos nos Cristais. Nestes dias aconteceram provas de carros antigos muito interessantes. A Corrida Maluca, ou Crazy Racer’s foi disputada por carros divididos por épocas. A Old Crazy por modelos das décadas de 20 e 30, quase todos Ford modelo A entre 1929 e 1931.

Neste linha havia a Crazy Speed, a maioria Hot’s, mas acompanhados de uma réplica de um Shelby Cobra, um VW Fusca com 2.300 cm³ que deu o que falar, picapes e um furgão.

Muito boa foi a Classic Cup que empolgou o público pelos ótimos pegas principalmente dos pilotos que disputaram a liderança com seus Volkswagen Passat. Também neste grid estavam Fiat 147, Chevrolet Chevette, Ford Corcel cupê, Puma GT e um super charmoso NSU Prinz alemão. A classe até 1.600 cm³ e 2.000 cm³ estava muito bem representada!

Houve na tarde de sábado um rali de regularidade disputado por mais de 20 carros clássicos na maioria americanos, europeus e nacionais.

Foi uma festa do automobilismo e do antigomobilismo orquestrada e idealizada por Geraldo Mesquita, empresário, colecionador e entusiasta do movimento sobre rodas. Parabéns pela iniciativa! Para fechar com chave de Ouro uma palestra com um dos grandes nomes do automobilismo das décadas de 60 e 70:

O holandês (Amsterdã) Jan Balder que contou com propriedade um pouco de sua trajetória nas corridas em nosso território com projeção de fotos e depois fez dedicatória e autografou seus livros. Simpatia e modéstia!

Foi ótimo! Fechando o domingo pela manhã e a tarde houve prova de arrancada disputada por Ford, Dodge, Oldsmobile... Muito bom Minas Gerais voltar no tempo e tomara que se repita por anos!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nacionais dentro dos Boxes

Alfa Romeo 2300. Leia mais sobre este Alfa nacional

DKW Fissore que participou do rali de regularidade

Aero-Willys 2600. Saiba mais sobre este produto da Willys Overland do Brasil

Simca Esplanada imaculado. Leia mais sobre a Simca do Brasil

Ford Corcel GT impecável. Leia mais sobre o Cavalo da Ford

Chevrolet Opala SS 4100 1974. Leia mais sobre nosso mais querido Chevrolet

Um Chevrolet Opala V8.

Puma GT 1600. O último da série Tubarão. Conheça mais sobre o esportivo de maior sucesso no Brasil

Este Volkswagen Kombi, que pertence à um casal super simpático,  roda muito pelos encontros de carros antigos em Minas. Leia mais sobre a Kombi

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Estrangeiros dentro dos Boxes

Plymouth GTX 1968. Seus irmãos eram o Belvedere, Satelite e Fury. Todos com carrocerias semelhantes, acabamentos diferenciados e motores com oito cilindros em "V" variando de 182 à 431 cavalos e 6.981 cm³.

Chevrolet El Camino. Uma picape esportiva que nasceu em 1959 para concorrer com a Ford Ranchero

Um Porsche 928. Saiba mais. 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Corrida Old Crazy

Este é um raro Deluxe Phaeton cupê e chegou em quinto.

Dois Ford modelo A disputam na reta principal. Um Phaeton Deluxe e um Roadster. O Roadster vermelho chegou em terceiro lugar e o marrom em quarto.

Este Phaeton também mostrou saúde e chegou em sexto.

Outro que foi muito bem na prova e chegou em segundo lugar. Saiba mais sobre o Ford modelo A

E este Ford Speedster foi o mais veloz e o ganhador da prova

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Categoria Crazy Speed

E este poderoso chegou em primeiro na primeira prova e foi o vencedor nas duas corridas. Para todas as categorias foram 15 minutos de prova. Trata-se de um Whippet Hot Rod que tem esta carroceria baixa, motor V8 a mostra e muita potência!

O segundo lugar para o GMC 50, o quinto para o furgão branco e o sexto para a picape Ford F1

Réplica do Shelby Cobra quarto lugar geral. Saiba mais sobre os carros de Carrol Shelby

Terceiro lugar para este Hot Ford 34 Tudor

Este Ford Roadster ficou em sétimo, mas participou com muita vitalidade de quase todas as provas.

Este Volkswagen não arrancou na primeira prova devido à problemas na junta do cabeçote. Mas na segunda...saiu em último lugar e rapidamente já estava em primeiro. Lá trás está o bom e robusto motor boxer com 2.300 cm³, dois carburadores duplos Webber 52 e por volta de 150 cavalos. Relação peso potência! Só! O piloto também foi destaque e muito bom! Saiba mais sobre o Fusca

Nota: Esta categoria incluiu Crazy Racers – Speedster até 1939, Rat Rod's e Hot Rod's Old School, com blocos originais e também e Street Rods e pick-up's Hot's, com preparação livre.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O Autódromo

O autódromo recebeu várias provas, mas só a Classic Cup utilizou toda a pista. O traçado anterior, original, foi modificado e o circuito está mais veloz, mais seguro e com menor extensão que o ano passado. A Corrida Old Crazy foi realizada num percurso mais curto. Logo após a área dos boxes, entravam a esquerda antes de um Slalom improvisado com cones.

A pista original tinha 4,4 quilômetros e passou a ter 3,3 quilômetros. E a reta principal nada mudou.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Classic Cup

Foi sem dúvida a prova mais emocionante do fim de semana. Envolveu pilotos de destaque e carros muito velozes. Na Classic Cup  é permitido motor com até 1,6 litros alimentado por carburador, 2,0 litros e 3,0 litros ou acima idem.  É exclusiva para carros fabricados até 1988.

E estes dois Volkswagen Passat praticamente andaram juntos a prova inteira e apresentaram um belo espetáculo para o público. Caio Lacerda foi o primeiro com o carro nº6 (vermelho e branco) e Junior Guerra o segundo com o nº11. O Fiat 147 de Erik Grosso ficou em terceiro, o Puma Azul e Laranja em quarto, o Puma nº44 em quarto, o Chevrolet Chevette em quinto e o Ford Corcel em sexto.

 

Este Chevrolet Corvette (3C ou terceira geração) foi o carro madrinha desta prova

Um pouco dos carros que emocionaram o público.

A festa nos boxes e na pista. A comemoração entre os pilotos foi emocionante! Espírito esportivo!

Nota: Todos estes carros são de competição, seguem normas de segurança, tem arco de proteção, bancos envolventes, cinto de seis pontos, extintor especial...

O Rally de Regularidade –Troféu Jan Balder

Ter Jan Balder como acompanhante é uma honra para o motorista/piloto

Carros de diversas nacionalidade, potências e carrocerias participaram do rali de regularidade.

Os carros ficaram em 45º e largaram em intervalos de tempo, a cada minuto. Abaixo Chevrolet Corvette da terceira geração (haviam três no evento) picape Chevrolet 3100 (Marta Rocha), Chevrolet Camaro...

Carros de várias épocas e muito bonitos. Abaixo um Mercedes-Benz Sl, Picape Ford F-100, Chevrolet Opala 2500 sedã e Mercedes-Benz 500 SEC

Vamos arrancar?

A Old Drag Race fechou as atividades no domingo. Houve arrancada Arrancada de Clássicos até 1987 com bloco original e preparação de época, de 1988 em adiante com bloco original e preparação leve e arrancada de Rat Rod's, Hot Rod's, Street Rod's, pick-ups Hot's e Muscle Cars, com preparação livre. Acima um Hot Oldsmobile Businees cupê série 60 ano 1937 versus réplica Hot Ford cupê 1934

Um Dodge Dart cupê versus Ford Maverick.

Ford Mustang GT 347 Stroker com 475 cavalos versus Ford Mustang Bi-Turbo. Ambos da mesma geração, quarta, de 1994 à 2004. Descascaram o asfalto! 

Ford Mustang Mach One, Ford Maverick, Chevrolet Camaro, Dodge Charger nacional, Chevrolet 3100 picape, Puma GTB, Chevrolet Impala e Chevrolet Opala 4100 cupê

A Palestra de Jan Balder, a confraternização e premiação

A palestra de Jan Balder, confraternização e premiação foram realizadas no segundo piso do prédio principal do Autódromo dos Cristais. Por volta das 20:00 horas de sábado o piloto Jan Balder começou sua ótima palestra que poderia durar a noite inteira que não ia cansar a plateia. Após passou a autografar seus livros.

Foram premiados com troféus pilotos e equipes de todas as categorias, patrocinadores, participantes e amigos

Os Cartazes


Agradecimento especial à Geraldo Mesquita pelo convite. Muito obrigado, Francis Castaings e Bruno Vianna Duarte