Clube de Veículos Antigos de Nova Lima - Dezembro de 2020

Este foi o último encontro do Clube de Veículos Antigos de Nova Lima no mirante do Jambreiro. E esteve ótimo em relação a qualidade dos carros e do ótimo papo entre os presentes.

Os carros da Chevrolet

Chevrolet Opala Diplomata 4.1/S automático

Chevrolet Opala Caravan Diplomata 4.1/S Conheça a linha Opala

Chevrolet Monza 1.8 SL/E

Chevrolet Monza 2.0 SL/E Saiba mais

Chevrolet Camaro 1969 Yenko. Donald Frank Yenko era um ex-piloto norte americano e dono de uma concessionária Chevrolet. E fez seus modelo mais apimentados. As receitas fizeram sucesso. Alguns Camaros da Corporate Office Production Order (COPO) recebiam da Yenco, discos de freios mais eficientes, spoilers, tomadas de ar do capô, radiadores mais adequados à nova potência e a cambio automático Hydramatic 400. Estes raros modelos recebiam o rótulo sYc (Yenko Super Car). Motor 427 (6.997 cm³)

Picape Chevrolet C-10 Conheça

Picape Silverado

Os carros da Chrysler

Dodge Charger R/T última geração

Dodge Dart cupê Conheça

Os Carros da Ford

Picape F-100 F série 1958 Conheça

Picape Ranger V6 XL.Eram equipadas com um bom motor V6 movido a gasolina. Depois ganhou grade maior na cor preta, três configurações de cabine, tração 4 x 4 com acionamento eletrônico, ABS traseiro... e novos motores de quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 137 cavalos e o V6 contava com 210 cavalos!

Os Volkswagen

Conheça a história

DKW

Os DKW - "Dampf-Kraft-Wagen", carro de força a vapor e depois "Das Kleine Wunder", a pequena maravilha

Outro em belo estado Conheça

Mercedes-Benz 280 C Conheça a geração anterior

Texto, fotos e montagem:  Francis Castaings

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Clube de Veículos Antigos de Nova Lima - Fevereiro de 2020

O tempo instável não foi empecilho para antigomobilistas e admiradores compareceram ao encontro mensal do Clube de Veículos Antigos de Nova Lima. Boas marcas de carros e sempre um bom papo no segundo sábado do mês.

Os carros de Louis Chevrolet

Chevrolet Bel Air 1955. Saiba mais

Picape Chevrolet C-10. Conheça

E a picape no estilo Rat

Chevrolet Opala cupê. Conheça a linha Opala

Chevrolet Chevette da segunda geração Saiba mais

Chevrolet Camaro 2011. Em breve no site

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Os carros de Henry Ford

Ford Landau Conheça os grande da Ford

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Daimler - Benz

Mercedes-Benz 280 C Conheça a geração anterior

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Os carros da Volkswagen                                                                              

O Fusca foi fabricado aqui com motores 1.100 (Alemanha) , 1.200, 1.300, 1.500 e 1.600 cm³. É de longe o motor mais utilizado no planeta. Em carros, barcos, ultra-leve, motocicletas, triciclos, etc. Foi lançado aqui no Brasil em 1959, fabricado em São Bernardo do Campo, São Paulo. Mas os primeiros, de origem alemã desembarcaram no porto de Santos, São Paulo em 1950. E caiu no gosto brasileiro!

Um dos carros mais queridos do país acabou de completar 60 anos de produção do Brasil. Em 1950 chegavam importados os primeiros Fusca no Brasil e passaram a ser fabricados aqui em 1959. Um dos carros mais amados do Brasil. Lá fora foi chamado e ainda é de Carocha em Portugal, Escarabajo na Argentina, Cox ou Coccinelle na França, Magiolino na Itália e Beetle nos países de língua inglesa

Foi produzido em grande escala aqui, em seu país de origem Alemanha, onde era apelidado de Käfer, besouro em alemão, e também foi fabricado na Austrália, África do Sul e no México, último país a produzi-lo.

Em 1970 chegava o Fuscão com motor 1.500 cm³ e 44 cavalos. E vendeu muito bem! O painel podia ter revestimento imitando madeira. foi o carro mais vendido da década de 70, apesar do lançamento do Chevrolet Chevette, do Fiat 147, do irmão VW Brasília... Também nesta década, não faltaram rodas de liga de 13 e 14 polegadas mais largas, a famosa "tala larga" , com pneus radiais, escapamentos da marca Kadron, volantes de menor diâmetro e também eram rebaixados para ganhar mais estabilidade.

A produção terminou em 1986. Só havia a opção com motor 1600 (o 1300 deixou de constar em 1984), vidros verdes, rodas com diâmetro de 14 polegadas...mas voltou em 1993 e por volta de 47.000 Fuscas foram produzidos até 1996 e em Puebla, no México até março de 2003 e na Alemanha foi encerrada em 1978.

Ao todo foram de 1938 à 2003: 21.529.464 produzidos sendo 15.444.858 na Alemanha (330.251 conversíveis ), 3.350.000 no Brasil cerca de 2,5 milhões no México (Vocho) e montados na Austrália, Bélgica, Finlândia, Indonésia, Irlanda, Malásia, Nova Zelândia, Nigéria, Filipinas, África do Sul e Venezuela.

Em 1997 e até 2010 foi fabricado New Beetle

E o Volkswagen Fusca o sucedeu de 2011 a 2019 

Saiba mais sobre a história do Volkswagen Fusca

Volkswagen Variant Conheça a linha Typ 3

A família Gol começou em 1980. Abaixo um Gol GTS Conheça a linha Gol

As mais famosas motocicletas da linha CB da Honda foram a 350, 400 (abaixo), 500,550, 750 e 900 Four todas com partida elétrica

Um ótimo programa para sábado a tarde

Texto, fotos e montagem:  Francis Castaings

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Clube de Veículos Antigos de Nova Lima - Janeiro de 2020

Mais um bom encontro de carros antigos do Clube de Veículos Antigos de Nova Lima sempre realizado no Posto do Jambreiro pouco antes de chegar a cidade. Apesar do forte calor, houve boa presença de colecionadores.

Os carros da Chevrolet

Chevrolet Master. Conheça

Picape C-10. Saiba mais

Impecável Chevrolet Opala sedã 2500

Um Diplomata

Conheça o Chevrolet Opala

Chevrolet Monza Saiba mais

Puma GTB S2. Conheça os carros da empresa Puma

Os carros da Chrysler

Um Dodge Le Baron

E um Magnum. Conheça os grandes Dodge

Os Volkswagen

Boa presença de Fuscas

O Fusca foi fabricado aqui com motores 1.100 (Alemanha) , 1.200, 1.300, 1.500 e 1.600 cm³. É de longe o motor mais utilizado no planeta. Em carros, barcos, ultra-leve, motocicletas, triciclos, etc. Foi lançado aqui no Brasil em 1959, fabricado em São Bernardo do Campo, São Paulo. Mas os primeiros, de origem alemã desembarcaram no porto de Santos, São Paulo em 1950. E caiu no gosto brasileiro!

Um dos carros mais queridos do país acabou de completar 60 anos de produção do Brasil. Em 1950 chegavam importados os primeiros Fusca no Brasil e passaram a ser fabricados aqui em 1959. Um dos carros mais amados do Brasil. Lá fora foi chamado e ainda é de Carocha em Portugal, Escarabajo na Argentina, Cox ou Coccinelle na França, Magiolino na Itália e Beetle nos países de língua inglesa

Foi produzido em grande escala aqui, em seu país de origem Alemanha, onde era apelidado de Käfer, besouro em alemão, e também foi fabricado na Austrália, África do Sul e no México, último país a produzi-lo.

Em 1970 chegava o Fuscão com motor 1.500 cm³ e 44 cavalos. E vendeu muito bem! O painel podia ter revestimento imitando madeira. foi o carro mais vendido da década de 70, apesar do lançamento do Chevrolet Chevette, do Fiat 147, do irmão VW Brasília... Também nesta década, não faltaram rodas de liga de 13 e 14 polegadas mais largas, a famosa "tala larga" , com pneus radiais, escapamentos da marca Kadron, volantes de menor diâmetro e também eram rebaixados para ganhar mais estabilidade.

A produção terminou em 1986. Só havia a opção com motor 1600 (o 1300 deixou de constar em 1984), vidros verdes, rodas com diâmetro de 14 polegadas...mas voltou em 1993 e por volta de 47.000 Fuscas foram produzidos até 1996 e em Puebla, no México até março de 2003 e na Alemanha foi encerrada em 1978.

Ao todo foram de 1938 à 2003: 21.529.464 produzidos sendo 15.444.858 na Alemanha (330.251 conversíveis ), 3.350.000 no Brasil cerca de 2,5 milhões no México (Vocho) e montados na Austrália, Bélgica, Finlândia, Indonésia, Irlanda, Malásia, Nova Zelândia, Nigéria, Filipinas, África do Sul e Venezuela.

Um Belo Karmann-Ghia

Outro

E um belo TC. Conheça o primeiro esportivo Volkswagen

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O Primeiro Volkswagen a ser fabricado no Brasil foi a Kombi. Conheça

E um belo Aero Willys Saiba mais

Sempre no segundo sábado do mês! Muito bom!

Texto, fotos e montagem:  Francis Castaings

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Clube de Veículos Antigos de Nova Lima - Outubro de 2019

Muito sol, feriado, mas o bom encontro do do Clube de Veículos Antigos de Nova Lima, em Minas  Gerais, podemos ver a turma reunida e bons carros.

Picape Ford F-100. Conheça a linha brasileira

Ford Landau sempre presente nos bons encontros. Conheça a linha Galaxie, LTD e Landau

Picape Chevrolet C-10. Saiba mais

Raro Chevette Júnior neste belo estado. Conheça o pequeno da General Motors

O Chevrolet Monza foi o carro médio da General Motors. Conheça

Fiat 147 Spazio Conheça a linha 147

O Fusca foi fabricado aqui com motores 1.100 (Alemanha) , 1.200, 1.300, 1.500 e 1.600 cm³. É de longe o motor mais utilizado no planeta. Em carros, barcos, ultra-leve, motocicletas, triciclos, etc. Foi lançado aqui no Brasil em 1959, fabricado em São Bernardo do Campo, São Paulo. Mas os primeiros, de origem alemã desembarcaram no porto de Santos, São Paulo em 1950. E caiu no gosto brasileiro!

Um dos carros mais queridos do país acabou de completar 60 anos de produção do Brasil. Em 1950 chegavam importados os primeiros Fusca no Brasil e passaram a ser fabricados aqui em 1959. Um dos carros mais amados do Brasil. Lá fora foi chamado e ainda é de Carocha em Portugal, Escarabajo na Argentina, Cox ou Coccinelle na França, Magiolino na Itália e Beetle nos países de língua inglesa

Foi produzido em grande escala aqui, em seu país de origem Alemanha, onde era apelidado de Käfer, besouro em alemão, e também foi fabricado na Austrália, África do Sul e no México, último país a produzi-lo.

Em 1970 chegava o Fuscão com motor 1.500 cm³ e 44 cavalos. E vendeu muito bem! O painel podia ter revestimento imitando madeira. foi o carro mais vendido da década de 70, apesar do lançamento do Chevrolet Chevette, do Fiat 147, do irmão VW Brasília... Também nesta década, não faltaram rodas de liga de 13 e 14 polegadas mais largas, a famosa "tala larga" , com pneus radiais, escapamentos da marca Kadron, volantes de menor diâmetro e também eram rebaixados para ganhar mais estabilidade.

A produção terminou em 1986. Só havia a opção com motor 1600 (o 1300 deixou de constar em 1984), vidros verdes, rodas com diâmetro de 14 polegadas...mas voltou em 1993 e por volta de 47.000 Fuscas foram produzidos até 1996 e em Puebla, no México até março de 2003 e na Alemanha foi encerrada em 1978.

Ao todo foram de 1938 à 2003: 21.529.464 produzidos sendo 15.444.858 na Alemanha (330.251 conversíveis ), 3.350.000 no Brasil cerca de 2,5 milhões no México (Vocho) e montados na Austrália, Bélgica, Finlândia, Indonésia, Irlanda, Malásia, Nova Zelândia, Nigéria, Filipinas, África do Sul e Venezuela. Aprecie sem moderação!

O Karmann-Ghia foi o primeiro esportivo da Volkswagen na Alemanha e no Brasil. Conheça

O Volkswagen Brasília foi lançado em 1973. Conheça este sucesso

Mercedes-Benz 220 S Classe W108/109

Texto, fotos e montagem:  Francis Castaings

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5º Encontro Anual de Veículos Antigos Alphaville, Lagoa dos Ingleses, Nova Lima, MG

Quase setecentos veículos estiveram no dia 13 de abril, no 5º Encontro Anual de Veículos Antigos organizado pelo presidente do Clube Antigomobilistas Mineiros.

Carros da capital de Minas, de várias cidades do interior e de outros estado, estiveram lá num ótimo sábado com a presença de colecionadores, amigos e entusiastas de rodas antigas. Escolha uma marca nacional ou importada? Estava lá! Automóveis, ônibus, picapes, motos animaram este evento ímpar das Gerais. Show de rodas!

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Os carros de Henry Ford

Picape do Ford modelo A

Outro Ford modelo A Phaeton. Saiba mais

Ford Mustang 1967/68 conversível

Ford Mustang Boss com motor 351(5.751 cm³) ano 1970. Este modelo cupê também existia nas versões fastback e conversível com variada gama de motores V8. Tinha duas opções com motor seis cilindros e seis com motor V8 chegando o motor 428 a despejar 335 cavalos! Havia ainda a versão Boss 302 e Mach One.

Ford Mustang 5.0 da terceira geração, ano 1980. Este era um modelo compacto também e o preferido do falecido ator Paul Walker por ser mais leve que os anteriores. Este V8 5.0 (302) tinha 255 cavalos.

Ford Mustang da quarta geração 1994 a 2004.

Um belo Mercury Cougar. Conheça

Imponente cupê Lincoln Continental. Conheça

Réplica do Shelby Cobra. Leia sobre

Picape Ford F-Series a primeira da geração pós-guerra

Picape Ford F-100. Conheça esta bela série F

Nacionais da Ford Brasil

Belo Ford Corcel GT

Ford Belina II. Saiba mais sobre a linha Corcel

Belo Ford Landau. Saiba mais sobre a linha Galaxie/LTD e Landau

Ford Maverick. Foi montado nos Estados Unidos sobre a mesma plataforma do Ford Mustang que era sobre a do Ford Fairlane em 1965. Leia mais sobre o Maverick

O Ford Escort. O Ford Escort chegou ao Brasil em 1983. O nome Escort foi utilizado a primeira vez na versão perua do Ford Anglia . Sua primeira geração, já como modelo, nasceu em 1968, a segunda em 1974, ambas com tração traseira e fizeram enorme sucesso em ralis internacionais. A terceira na Europa, em 1980, idêntica a nossa, já com tração dianteira. Havia no Brasil o motor 1,4 e 1,6 litros. O motor CHT (Combustão em Alta Turbulência) foi elaborado por Luc de Ferran, engenheiro que trabalhava na Ford e pai do piloto Gil de Ferran. O XR-3 era o esportivo da linha. Havia também a versão conversível fabricada pela Karmann. Se distinguia dos outros modelos da linha na parte externa pelo aerofólio traseiro e spoiler dianteiro mais pronunciado.

Nascido para guerra o Jeep foi amplamente utilizado nas fazendas e cidades do interior. Este é um modelo CJ-5

O Utilitário Rural Willys foi baseado no Jeep

Derivado dele nasceu a picape Jeep. Leia mais sobre a linha Rural

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Os carros de Louis Chevrolet

Nossa primeira picape foi a Chevrolet Brasil

Que foi substituída pela linha C-14

E deu origem a Veraneio. Saiba a história

E foi sucedida pela linha C/D-20

O Chevrolet mais amado do Brasil nasceu no final de 1968. Abaixo um modelo Opala 3800

Saiba mais sobre o Chevrolet Opala

Este modelo está com todos os emblemas da Opel AG fundada por Adam Opel

Saiba mais sobre a história deste pequeno Chevrolet

O Chevrolet Monza foi lançado em 1982. Veio para ocupar uma faixa entre o Chevette e o Opala. Artigo em montagem neste site

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Os americanos da General Motors

Um Chevrolet Master imaculado! Conheça

Um Hot Chevrolet Fleetline cupê

Picape da Linha C/K. Conheça uma de suas versões

Um imenso BB (Buick Bar). Este modelo Buick Super com duas, quatro portas ou Station Wagon tinha oito cilindros em linha, 320 pol³ (5.243 cm³) e 151 cavalos de potência. Seu peso a seco é de 2.027 quilos!

Impecável Chevrolet Camaro LT da segunda geração. Esta nasceu em 1970 e em 1974 já estava com esta frente. Os motores disponíveis estavam a partir de um seis cilindros em linha com 3,8 litros até um V8 com 7,4 litros ( 454 polegadas cúbicas)

Um compacto cupê Cadillac DeVille 1971. Seu motor V8 tem 500 pol³ (8.193 cm³), 375 cavalos e pertencia a quarta geração (1971–1976). Sua tração é dianteira

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Os carros de Walter Chrysler

Impecável Dodge Dart sedã

E um Le Baron se despedindo. Leia mais sobre a linha Dodge Dart e Charger

E o poderoso Plymouth Barracuda. Saiba mais

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Société Industrielle Mécanique et Carrosserie Automobile-

No Brasil e na Europa a Simca (Société Industrielle Mécanique et Carrosserie Automobile) foi absorvida pela Chrysler

Acima e abaixo um modelo Simca Tufão

E a bela Simca jangada. Conheça este belos dos anos 50 e 60 no Brasil

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Os carros da Fábrica Italiana de Automóveis de Torino                                       

Um belo modelo 600 D. Foi fabricado na Itália e na Argentina. Na versão esportiva Abarth tirava o sossego de vários grandões

Belo Fiat 147 Top geração Europa. Conheça este precursor no Brasil

Fiat Uno portador de placa preta

E o super colecionável Uno Turbo

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Os carros da Volkswagen

A produção na Alemanha começou em 1945 e ano ano seguinte já havia alcançado 1.000 unidades. Motor com 1,1 litro e as marchas não eram sincronizadas. Um dos carros mais queridos do país acabou de completar 60 anos de produção do Brasil. Em 1950 chegavam importados os primeiros Fusca no Brasil e passaram a ser fabricados aqui em 1959. Um dos carros mais amados do Brasil. Lá fora foi chamado e ainda é de Carocha em Portugal, Escarabajo na Argentina, Cox ou Coccinelle na França, Magiolino na Itália e Beetle nos países de língua inglesa. Foi produzido em grande escala aqui, em seu país de origem Alemanha, onde era apelidado de Käfer, besouro em alemão, e também foi fabricado na Austrália, África do Sul e no México, último país a produzi-lo.

Mas o primeiro veículo Volkswagen no Brasil foi a Kombi

Saiba mais sobre este famoso modelo

O primeiro esportivo da marca na Alemanha e aqui foi o Karamann-Ghia

Saiba mais sobre este belo esportivo

A linha Typ 3 envolvia o 1600 quatro portas, o TL e a Variant

Conheça os modelos

Baseado na Variant nasceu o enorme sucesso Volkswagen Brasília

Conheça

E a linha arrefecida a água modernizou a linha

Conheça o Passat

Em 1980 nascia a família Gol que daria origem ao Voyage, Saveiro e Parati

Saiba mais sobre estes sucessos

E o alemão Volkswagen Corrado VR6. Com motor V6 e compressor volumétrico

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Os derivados

O Puma GT-1600

Foi o esportivo de plástico reforçado com fibra de vidro mais famoso do Brasil. Conheça

Réplica do Alfa Romeo P3 1931 que foi fabricado pela L'Automobile também com motor VW traseiro arrefecido a ar

Um dos primeiros Gurgel Xavante muito original

E o modelo X-12. Conheça mais os carros de João Augusto do Amaral Gurgel

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Os importados

Mercedes-Benz 280 S 3.5 Classe W108

Mercedes-Benz série W123, modelo 280 C. Tinha versões quatro portas, duas portas (abaixo) , perua e Limusine. Tinha vasta gama de motores com quatro ou seis cilindros em linha movidos à gasolina e com quatro e cinco cilindros, turbo inclusive, movidos à óleo diesel. Sucedeu a linha W114/W115

Modelo SL da década de 90. Fabricado entre 1989 e 2001 esta é a quarta geração denominada R129. Saiba mais sobre o grande sucesso SL que começou com o modelo Asa de Gaivota

BMW TI Touring 1802 derivado dos modelos 02 séries

BMW Série E34 terceira geração (1988–1996)

Porsche Cayman desfilando com classe

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Os pesados

Ônibus Mercedes-Benz monobloco O 321 HL que rodou muito em estradas e ruas das nossas cidades nas décadas de 50,60 e 70.

Mercedes-Benz monobloco MB O-362

Ônibus Mercedes-Benz com carroceria Ciferal fabricado entre 1960 e 1970

O belo Flecha Azul que cortou nossas estradas de norte à sul. Apoiado sobre chassi Scania K-113 tinha motor traseiro Scania-Vabis. Os mais potentes chegavam a 360 cavalos.

Caminhão Scania-Vabis 111 S com potência de 305 cavalos e 120 toneladas de capacidade máxima de tração (na versão 6x4)

Caminhão blindado GMC CCKW 353C2 D1. Podia ter tração 4 X 2 ou 4 X 6

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Os amigos

Muito bom num grande encontro é poder reencontrar amigos de várias cidades de Minas Gerais e estados vizinhos                     

Todos felizes por estarem neste ótimo  evento!

E um pouco da feira

Biscoitos, camisetas, miniaturas,chaveiros, adesivos, placas..... Que venha 2020!

Texto, fotos e montagem:  Francis Castaings

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Oitavo Passeio da Liberdade- Outubro de 2018

Em 2010 foi promulgada a lei: Dia do Antigomobilismo Mineiro. Sempre no mês de outubro é realizado o "Passeio da Liberdade", encontro de carros antigos para comemorar a data com apoio da Federação Brasileira de Veículos Antigos. 

Cada ano em uma cidade mineira.Já houve edições em Ouro Preto, Tiradentes, Carandaí...contando com colecionadores da capital, de Barbacena, Conselheiro Lafaeite, Contagem, Divinópolis, Nova Lima.... E este ano será foi no grande estacionamento do Restaurante Rancho do Boi, na região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais em 20 de outubro.

Um grande encontro de carros antigos com qualidade, diversas marcas nacionais, estrangeiras, de vários anos, motocicletas, ônibus.. num local ímpar! Bonito, espaçoso e confortável para promover uma grande reunião de amigos da tradicional família mineira que ama as rodas antigas.

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Os carros da General Motors

Hot Chevrolet 1933 de fabricação nacional com carroceria em plástico reforçado com fibra de vidro versão feita em homenagem ao  famoso cantor "Roberto Carlos"

Chevrolet da linha Master 1938. Saiba mais!

Primeira picape do pós-guerra, linha Advanced Designer. Este modelo foi fabricado entre 1947 e 1955.

Picape Chevrolet 3100 da linha C/K também com versão GMC. Conheça!

Chevrolet Bel Air 1958. Com carroceria quase idêntica neste ano nascia o modelo Impala. Fez um enorme sucesso os Chevrolet Bel Air 1955, 56 e 1957. Havia opções com carroceria de duas portas, quatro portas, conversível e perua com duas portas chamada Nomad (1957). A versão 1958 a Wagon tinha quatro portas. Até 1954 na linha Chevrolet só havia a opção com motores seis cilindros (Blue Flame) com 150 polegadas cúbicas (2.458 cm³), 210 e 250 (4.096 cm³). A partir de 1955 havia várias opções de V8, alguns muito potentes. A Station Wagon quatro portas era chamada de Two-Ten Townsman.

Chevrolet Bel Air 1959

E a versão Bel Air 1970 com motor V8 350. Bel Air é um bairro da cidade de Los Angeles na Califórnia.

Belo Chevrolet Impala sedã 1970

Chevrolet Suburban 1500

E a picape 1500 Step Side correspondente. Foi fabricada lá entre 1992 e 1999 e pertence a quarta geração. Existe a versão GMC e Holden australiana. A versão anterior era quase idêntica a nossa Silverado.

A empresa Buick era uma das divisões da General Motors. Este é um Buick Special Skylark fabricado entre 1961 e 1963. Havia a disposição dois motores sendo um 198 polegadas cúbicas (3,2 litros) com seis cilindros em "V" e outro 215 (3,5 litros) com cilindros em "V".

Cadillac Deville 1966 cupê. O fundador da cidade de Detroit, berço dos automóveis norte americanos até a década de 80, foi o francês Antoine de La Mothe-Cadillac. Um desbravador que chegou em terras americanas com 25 anos de idade e o nome Détroit quer dizer estreito em francês. A marca de luxo fundada em agosto de 1902 leva seu nome.

Outra marca extinta do Grupo GM. Este modelo é um Pontiac Firebird Trans Am SD (Super Duty) 455 (7.456 cm³) ano 1973/1974

Nosso mais amado Chevrolet! Este é um Opala 4100 cupê

Saiba mais sobre o Opala

Bela picape Chevrolet C-10.

Em 1964 toda a linha de picapes da  Chevrolet, antes Brasil, Alvorada, Amazona e Corisco, era reformulada e nascia a picape C-14, C-1416 ( que se tornou a Veraneio) e a C-1414 que era a cabine dupla. A C-15 tinha caçamba longa.

Chevrolet Kadett GSI com assinatura Bertone que pode ser vista na coluna "B". Assim como a Karmann fez trabalhos para a Volkswagen (Ghia) e para a Ford (Escort conversível) e Bertone fazia trabalhos para a General Motors americana (Cadillac Allanté) e para a Opel entre outras. A Opel AG pertence ao grupo PSA (Peugeot Société Anonyme). Leia sobre a história do Chevette que era idêntico ao Kadett alemão na década de 70!

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Artesanais com motor GM Opala

Segunda versão do Santa Matilde fabricado no Rio de Janeiro fabricado pela fábrica de vagões homônima.

E a versão conversível

Puma GTB série II também com motor 4100 do Opala                     

Outro Felino. Réplica nacional do Jaguar XK com motor Chevrolet Opala. Seu sucessor foi o modelo E-Type

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Os carros de Walter Chrysler

Dodge Charger da terceira geração (1971–1974) americana, plataforma B, a mesma do Dodge Coronet, Plymouth Satellite, Plymouth GTX e Plymouth Road Runner. 

Nosso Dodge Dart chegou em 1970 para rivalizar com o Ford Galaxie e Chevrolet Opala

O nosso Dodge Charger em sua primeira verão. Este é um LS, mas a preferida era a R/T (Road and Track)

Leia mais sobre a linha Dodge Dart/Charger nacional

E o Chrysler PT Cruiser já é um colecionável! Veja outros

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Os carros de Henry Ford

Bela picape Ford F-Series ano 1954 com motor V8 272 sempre presente aos encontros.

Outra picape Ford da mesma geração estilo Hot

Esta foi a segunda geração da picape Ford série F fabricada no país com suspensão "Twin-Bean" e motor V8.Foi fabricada entre 1965 e 1971. 

Esta F-100 fez enorme sucesso durante anos. Aqui e nos Estados Unidos!

Um belo Ford Landau

Outro da mesma linhagem. Saiba mais sobre a linha Ford Galaxie, LTD e Landau

O Ford Maverick 302 GT

Leia a história deste famoso Ford Brasileiro

Antes de ser absorvida pela Ford, a Willys fabricou a Rural. Primeiro com o motor seis cilindros do Jeep, que era o mesmo do Aero Willys e depois, já como Ford, com o motor quatro cilindros OHC do Ford Maverick. Abaixo um modelo americano Jeep Wagon com tração nas quatro rodas

Abaixo um Jeep CJ-3 muito veloz!

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A divisão de luxo da Ford tinha as marcas Lincoln e Mercury

Abaixo um Lincoln Continental Mark V. Leia a história

E um belo Mercury Cougar conversível. Saiba mais

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Caminhão Ford COE 1948. A sigla COE significa Cabine Over Engine, ou seja, cabine sobre motor.

Um Hot Ford para a família. Quatro passageiros com conforto!

Este fechado apenas para dois com muita potência!  

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Os carros da Volkswagen

Em 1950 chegavam importados os primeiros Fusca no Brasil e passaram a ser fabricados aqui em 1959. Um dos carros mais amados do Brasil. Lá fora foi chamado e ainda é de Carocha em Portugal, Escarabajo na Argentina, Cox ou Coccinelle na França, Magiolino na Itália e Beetle nos países de língua inglesa. Foi produzido em grande escala aqui, em seu país de origem Alemanha, onde era apelidado de Käfer, besouro em alemão, e também foi fabricado na Austrália, África do Sul e no México, último país a produzi-lo. Viva o Fusca! Foi fabricado aqui com motores 1.200, 1.300, 1.500 e 1.600 cm³. É de longe o motor mais utilizado no planeta. Em carros, barcos, ultra-leve, motocicletas, triciclos, etc. Foi lançado aqui no Brasil em 1959, fabricado em São Bernardo do Campo, São Paulo. Mas os primeiros, de origem alemã desembarcaram no porto de Santos, São Paulo em 1950. E caiu no gosto brasileiro

Em 1970 chegava o Fuscão com motor 1.500 cm³ e 44 cavalos. E vendeu muito bem! O painel podia ter revestimento imitando madeira. foi o carro mais vendido da década de 70, apesar do lançamento do Chevrolet Chevette, do Fiat 147, do irmão VW Brasília... Também nesta década, não faltaram rodas de liga de 13 e 14 polegadas mais largas, a famosa "tala larga" , com pneus radiais, escapamentos da marca Kadron, volantes de menor diâmetro e também eram rebaixados para ganhar mais estabilidade. A produção terminou em 1986. Só havia a opção com motor 1600 (o 1300 deixou de constar em 1984), vidros verdes, rodas com diâmetro de 14 polegadas...mas voltou em 1993 e por volta de 47.000 Fuscas foram produzidos até 1996.   

Mas o primeiro modelo a chegar nas ruas do Brasil foi a Kombi. Abaixo um raro modelo seis portas

Saiba mais sobre este super utilitário

Os derivados Typ 3

O Volkswagen Variante fez enorme sucesso

Derivado da Variant veio o fastback TL

E o grande sucesso desenhado pelo mineiro Márcio Lima Piancastelli e os da família Typ 3. Leia sobre a história da Brasília

O Volkswagen Gol

Outro sucesso da Volkswagen foi a linha Gol que continua muito bem no século XXI. Lançado em 1980, o Gol BX tinha mecânica igual ao do Fusca 1300, mas posicionada na frente. Passou a usar o motor 1.600, mas só conseguiu sucesso com o novo motor AP arrefecido à ar já usado no VW Passat. Deu origem ao Voyage, Saveiro e Parati. Usou motores 1.000 CHT,  1.600, 1.800 e 2.000 cm³ como no GTI abaixo que também usou a primeira injeção eletrônica num carro nacional.

Antes o VW Passat fez a revolução da linha

Saiba mais sobre este grande sucesso

E o Volkswagen Santana

O Volkswagen Santana chegou ao Brasil em 1984 para concorrer com o Chevrolet Opala, Chevrolet Monza, Ford Del Rey e depois enfrentou o Fiat Tempra. Era uma versão do Passat alemão com três volumes e depois veio a perua Quantum lá e aqui no Brasil. Na Alemanha era a segunda geração do Passat e na terceira geração o nome Santana deixou de ser usado e Quantum tornou a ser Variant. Todas as peruas da marca VW na Alemanha se chamam Variant. Aqui também foi fabricada a versão com duas portas que não existiu lá. Era a época em que o Brasileiro achava que carro duas portas era mais seguro. O motor com 1.800 cm³ se mostrou-se fraco para o carro. Lógico que era um ótimo motor, mas o Santana era pesado! E logo foi colocado como opcional o de 2.000 cm³ que tornou sua aceleração mais vigorosa assim como a velocidade máxima. As primeiras versões foram a CS, CG e CD, Confort Silver, Gold e Diamond.

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Os esportivos com motor arrefecido a ar

O MP Lafer foi um deles

Suas linhas foram inspiradas no MG (Morris Garage) modelo TD. Saiba mais

O mais famoso esportivo brasileiro foi o Puma GT-1600

Saiba mais sobre este sucesso

E um dos sucessos do engenheiro João Augusto do Amaral Gurgel. Saiba mais

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Os carros de Giovanni "Gianni" Agnelli

O primeiro Fiat Cinquecento. As versões Abarth eram muito apimentadas! O modelo original foi fabricado entre 1957 e 1975 em mais de 3.800.000 unidades! Sua versão perua era a Giardiniera.

O modelo 600 D tinha a versão furgão chamada Multipla

Nosso modelo 147 baseado no 127 italiano

E sua versão picape. Leia sobre um dos maiores sucessos da Fiat Brasil

O Lada Laika. Chamado aqui de Lada Laika e fabricado na Rússia na cidade de Togliatti ( Homenagem ao comunista italiano Palmiro Togliatti) este simpático sedã era idêntico ao Fiat 125, fabricado na Itália entre 1967 e 1972, Fiat 1600 na Argentina e Polski Fiat 125p na Polônia. E um bom carro! O modelo Samara e Niva receberam caixa Porsche e correram o Paris-Dakar na década de 80 e 90.

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Os carros de Nicola Romeo

Alfa Romeo Giulia Bertone. Sucesso na Europa e Brasil. Conheça

O Alfa Romeo 164 foi um dos primeiros importados a chegar no Brasil oficialmente

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DKW - Das Kleine Wunder ou A Pequena Maravilha. O primeiro significado da sigla DKW era "Dampf-Kraft-Wagen", carro de força a vapor, já que os primeiros veículos tinham pequenos motores a vapor. O primeiro significado da sigla DKW era "Dampf-Kraft-Wagen",

O primeiro modelo nacional foi o DKW Vemaguet

A última denominação para automóveis e motocicletas foi "Das Kleine Wunder", ou seja, a pequena maravilha. Aqui foram produzidos a perua Vemaguet, o Belcar, o utilitário Candango e o belo sedã Fissore. Um dos primeiros DKW Belcar com porta dianteira "suicida".

Em 1956 os primeiros DKW F-91 foram lançados e produzidos até 1967 quando foi absorvida pela Volkswagen. Seu motor foi utilizado no DKW Malzoni e também no carro de recordes Carcará. Três cilindros, três bobinas, motor de dois tempos, gasolina e óleo e muita bravura!

Amantes da marca o conservam com muito carinho

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Os carros da terra de Elizabeth Alexandra Mary (Rainha Elizabeth II)

Rolls-Royce Corniche derivado do Silver-Shadow. Saiba mais

O Jaguar XJS teve versão cupê e conversível. Sucedeu o E-Type

O pequeno e simpático Morris. Este é um Morris Oxford 1951. Uma carroceria inglesa com um mecânica Chevette. Muito bem feito!

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Os carros da Daimler-Benz

Terceira geração do modelo Mercedes-Benz SL. Este é um SLC

Modelo SL da década de 90. Fabricado entre 1989 e 2001 esta é a quarta geração denominada R129. Saiba mais sobre o grande sucesso SL que começou com o modelo Asa de Gaivota

Modelo cupê Mercedes-Benz 280 C

Mercedes-Benz série W123, modelo 280 C. Tinha versões quatro portas, duas portas (abaixo) , perua e Limusine. Tinha vasta gama de motores com quatro ou seis cilindros em linha movidos à gasolina e com quatro e cinco cilindros, turbo inclusive, movidos à óleo diesel. Sucedeu a linha W114/W115

Mercedes 500 SEC. Potência e elegância

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Gente

Mais de 500 pessoas estiveram presentes neste ótimo evento muito bem organizado por Jorge Filho, presidente do Clube de Autos Antigos de Nova Lima e colaborador do site Maxicar. Nós não somos concorrentes. Mostramos com carinho e competência o antigomobilismo nacional aos nosso leitores. Apenas! Muito obrigado pelo convite mais uma vez!

Texto, fotos e montagem:  Francis Castaings

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Quarto Grande Encontro do Clube de Veículos Antigos de Nova Lima - Abril 2018

A Festa do Antigomobilismo em Minas Gerais

O maior encontro de carros antigos Minas Gerais foi organizado pelo presidente do Clube de Veículos Antigos de Nova Lima que ocorreu mais uma vez no Condomínio Alphaville, Lagoa dos Ingleses, na região metropolitana de Belo horizonte. Vários clubes da capital, do interior e de outros estados estavam lá! Escolha a marca! Quase todas as boas marcas de carros nacionais e estrangeiros estiveram no sábado dia 14 de abril de 2018. Carrocerias cupê, sedã, perua, furgão, picape, réplicas, ônibus, bicicletas, motocicletas, originais ou modificados. E em belo estado! 

Bons companheiros, amigos e bons colecionadores! Crianças, adultos, homens e mulheres, vários especialistas e leigos estavam apreciando muito um show de rodas! Nas duas avenidas principais e nos estacionamentos paralelos podia-se ver veículos magníficos!

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Os carros da Ford

Um Ford Corcel II recentemente restaurado em estado impecável. Saiba mais

A linha começou com o Ford Galaxie em 1967. O modelo abaixo é da última geração

Depois chegou o LTD (Limited)

Um Ford Landau. Leia mais sobre a linha Ford Galaxie, LTD e Landau

O Ford Maverick chegou ao Brasil em 1973

Este é um belo e raro modelo quatro portas. Leia mais sobre o compacto da Ford

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A Ford Estados Unidos reunia no século passado as marcas Ford, Mercury e Lincoln.

Mas tudo começou nos Estados Unidos da América com o Ford T em 1908 e depois se consolidou com o Ford A a partir de 1928. Foram mais de 15 milhões de unidades do Ford T. O Modelo A tinha carrocerias cupê, Sport Cupê, cabriolet, Tudor sedã, Fordor Sedã e picape Roadster em 1928 e o Roadster Deluxe abaixo. Sua versão quatro portas era o Phaeton (capota de lona)

Uma Hot Picape 1930 personalizada com bom gosto. Esta já tem a frente do modelo B

As picapes F-Series fizeram muito sucesso. Esta á da geração 1948 à 1952

Esta da mesma linhagem estava na entrada principal

E a linha F-100 fez enorme sucesso lá, aqui no Brasil e também na Argentina

Um furgão da linha E-Series Econoline. Esta é da quarta geração de 1997 à 2002

O Ford Fairlane fez muito sucesso

E o Ford Mustang usou a plataforma do Fairlane. Este é um modelo cupê 1967. Este tem um motor 289 (4.735 cm³) considerado um bloco V8 pequeno.

O Mercury Cougar era também fabricado sobre a plataforma do Mustang. Leia mais sobre este belo esportivo e luxuoso

Para competir com os luxuosos da General Motors, a Ford lançou a divisão Lincoln. Saiba mais sobre estes grandes de luxo.

Com potentes motores Ford e uma carroceria inglesa, Carrol Shelby fez o fabuloso AC Cobra. Leia mais

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Os carros da Willys

Este modelo nasceu nos Estados Unidos como Jeep Wagon. Este utilitário Rural Willys data de 1959.

No Brasil como Jeep Rural e depois Ford Rural

O Itamaraty era o Aero-Willys com mais sofisticação. Leis mais

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Os carros da Chrysler

A Chrysler no século passado reunia as marcas Chrysler, DeSoto, Dodge, Imperial, LeBaron, Jeep, Fargo e Plymouth nos Estados Unidos.

Um Plymouth GTX 440. Tem um potente V8 com 7.154 cm³ e 375 cavalos a 4.600 rpm. Esta usina de força leva o Plymouth a 100 km/h em 6,5 segundos e sua final é de 198 km/h! Números excelente para 1968!

Abaixo um belo Dodge Charger 1973 americano.

No Brasil o primeiro a chegar foi o Dodge Dart sedã quatro portas

No final de 1971 veio do cupê.

O Charger R/T (Road and Track) nacional agradou muito!

A primeira mudança na carroceria, frente e traseira, chegou em 1979.

Um cupê muito bonito. Leia mais sobre a linha Dart e Charger

E um dos primeiros Dodge 1800 já com a designação Polara. Saiba mais sobre este pequeno Chrysler

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Os carros SIMCA

Nasce um novo clube

Este belo franco brasileiro chegou no Brasil em 1959

Acima e abaixo o modelo Tufão

Após a remodelação veio o Regente e o Esplanada. Leia mais sobre os carros da Société Industrielle Mécanique et Carrosserie Automobile)

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Os carros da Volkswagen

O MaxiFusca do Portal Maxicar

O Volkswagen sedã viajante presente em vários bons eventos de Minas Gerais e de vários estados brasileiros do casal Alfredo Martinez e Gilda. Exibindo seus troféus ele é de Araruama, Rio de Janeiro. Suas viagens vão além das fronteiras nacionais.

Mas o primeiro veículo Volkswagen fabricado no Brasil foi o utilitário Kombi

E em 1976 evoluiu para o modelo Clipper. Leia mais sobre este versátil veículo

E uma Kombi super especial

O primeiro esportivo Volkswagen na Alemanha e no Brasil foi o Karmann-Ghia. Foi apresentado pela primeira vez na França em 14 de julho de 1955 numa pequena reunião para convidados especiais e depois ao grande público do salão de Frankfurt.

Na década de 70 chegava o modelo TC. Leia mais sobre o Volkswagen Typ 114

A linha começava a se diversificar com o sedã 1600 quatro portas

Depois veio o sucesso Variant 1600

Que deu origem à Brasília. Saiba mais sobre a história destes

E motor arrefecido à ar Volkswagen equipou vários nacionais!

O Puma GT 1600

E o belo modelo Spider. Leia mais sobre os carros da Puma Veículos

E o nosso MP Lafer. Leia mais a história dos MG T e do MP Lafer

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A General Motors estava muito bem representada. No século passado tinha as marcas Chevrolet, Cadillac, LaSalle, Pontiac, Oldsmobile, Buick e GMC

Um modelo Hot do Chevrolet Master. Saiba mais

Picape Chevrolet da linha Advanced Designer. Este modelo foi fabricado entre 1947 e 1955.

Fez um enorme sucesso os Chevrolet Bel Air 1955, 56 e 1957 (abaixo). Havia opções com carroceria de duas portas, conversível e perua com duas portas chamada Nomad! Até 1954 só havia a opção com motores seis cilindros (Blue Flame) com 150 polegadas cúbicas (2.458 cm³), 210 e 250 (4.096 cm³). Em 1955 havia várias opções de V8. A Station Wagon quatro portas era chamada de Two-Ten Townsman.

Um Chevrolet Impala 1960. A linha começou em 1958 e fez sucesso durante anos.  Este "compacto" Havia também a tinha carroceria quatro portas, cupê, Station Wagon e a picape El Camino concorrente da picape Ranchero da Ford. Motores com seis cilindros em linha e vários V8. Um modelo SS é facilmente reconhecido por suas bandeiras quadriculadas tanto na grade quanto na lateral. Um dos motores era o V8 283 (4.637 cm³) com 185 ou opcional com 290 cavalos. Outro muito apreciado era o V8 348 (5,7 litros) e 315 cavalos. Os carros grandes da linha Chevrolet da General Motors em 1959 eram o Impala, Byscaine e Bel Air.

Um Chevrolet Chevelle SS 1967sedã passeando

E o Chevelle 1969 com motor V8 307 (5.030 cm³)

Chevrolet Impala 1970 Custom numa rara configuração cupê existente aqui no Brasil. Seu motor V8 454 (7.439 cm³) podia desenvolver no pacote padrão 360 cavalos e como opcional 450! Cobria 1/4 de milha em 13,9 segundos chegando à 165 km/h. Ótima arrancada!

Chevrolet El Camino 1976 baseada na carroceria do Chevelle. Era a quarta geração fabricada entre 1973 e 1977.

Chevrolet Camaro da terceira geração produzido entre 1982 e 1992.

Oldsmobile Cutlass 442. Saiba mais sobre a linha F-85 e Cutlass

Chevrolet Corvette Stingray da terceira geração

Chevrolet Van Beauville.Esta é terceira geração, fabricada entre 1971 e 1996 e utilizou motores com seis cilindros em linha, V6 e V8 movidos a gasolina. Um versão V8 diesel estava disponível a partir de 1982.

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Os Chevrolet do Brasil

A Chevrolet Amazona. Havia ainda a picape Brasil, a cabine dupla Alvorada e o furgão Corisco que tinham faróis circulares duplos em 1963.

Esta é uma picape C-14. A partir de 1964 chegou a nova linha de picapes C-1410, C1414 e C1416. A C-1416 em 1965 já era conhecida como Veraneio.

Esta é da década de 70

E a linha C20 fabricada entre 1985 e 1997 com motor seis cilindros do Opala.

Um show de Opalas

Este modelo cupê foi lançado no final de 1971

O SS 4100 sedã quatro portas também no final de 1971

Este é um modelo cupê 1972

Leia mais sobre este modelo Chevrolet super especial para os brasileiros

O Puma GTB também foi equipado como motor Opala. Abaixo um série II

O esportivo Santa Matilde também usava o motor seis cilindros de 4,1 litros

Um raro e muito bonito Chevette Hatch

Impecável Chevette de última geração

Raro neste estado, uma bela Marajó. Leia mais sobre o Chevette.

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Fábrica Italiana de Automóveis de Torino

Na entrada principal, após poucos degraus, estavam três pequenos automóveis. Um deles este Fiat 500 (Cinquecento) que foi fabricado entre 1957 e  1975 em mais de 3.800.000 unidades! Sua versão perua era a Giardiniera.

Junto com eles estava o 600 D que foi fabricado na Itália e na Argentina

Um 147 Europa nacional chegando

Uma picape 147 que está sempre nos bons encontros

E um modelo Spazio. Leia mais sobre a grande linha 147

Da Itália o belo esportivo Alfa Romeo Giulia Bertone 1750. Saiba mais

Alfa Romeo 75. Era equipado com motor quatro cilindros em linha com duplo comando 1,6 litros e 1,8 litros turbo e 2 ,0 litros. E mais atraente um V6 com 2,5 e outro com 3.,0 litros. Era um modelo muito apreciado pelos Carabinieri (famosa polícia especial italiana). Foi produzido entre 1985 e 1992.

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Da Alemanha

Porsche 356 Carrera. Belo e raro exemplar! A empresa Envemo (Engenharia de Veículos e Motores) fez uma réplica fiel!

Porsche 928 S. Lindo esportivo da casa alemã com V8 dianteiro. Saiba mais

Um Porsche 911 faz bela presença seja antigo ou novo. Saiba mais sobre a saga do 911

Da casa Daimler-Benz um modelo Mercedes-Benz 200 da série W114/115 que completa 50 anos em 2018. Leia mais sobre este sucesso!

Mercedes-Benz série W123, modelo 280 C. Tinha versões quatro portas, duas portas (abaxio) , perua e Limusine. Tinha vasta gama de motores com quatro ou seis cilindros em linha movidos à gasolina e com quatro e cinco cilindros, turbo inclusive, movidos à óleo diesel.

Mercedes-Benz 280 C

Mercedes Classe C, código W202, anos 1993 à 2000. Uma versão perua também foi fabricada e rara por aqui. Substituiu o modelo também compacto 190. Saiba mais

Mercedes-Benz SL500. Grande sucesso desde os anos 50. Saiba mais sobre luxo e esportividade deste modelo

Da Alemanha também veio nossa DKW Vemaguet. O primeiro modelo a ser fabricado no Brasil das Indústrias Vemag foi F-91 Universal lançado em novembro de 1956.

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Os ingleses e réplicas

Fazendo o trio com os dois Fiat citados acima estava lá este Mini que foi fabricado pelas marcas Austin e Morris. Leia sobre este pequeno grande carro

Réplica do Lotus Seven. Foi produzido entre 1957 e 1973 com pouquíssimas alterações estéticas. Um grande sucesso! Há alguns anos a Caterham britânica tem os direitos de fabricação. No Seven um dos motores mais desejados era o Ford 1.600 com duplo comando de válvulas e preparação da não menos famosa Cosworth. Esta é uma réplica nacional.

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Uma réplica de uma Harley-Davidson

Só existem três unidades deste modelo e o primeiro só ficou pronto após muito trabalho dos primos William e Walter Davidson e de William Harley. Era uma bicicleta à motor. Muitas disputas com a marca Indian nas corridas a tornou ainda mais famosa. Quem viu o seriado em 2017 na TV vibrou!

E belas bicicletas antigas estavam lá de diversas marcas

Os amigos, o organizador e a comemoração

Abaixo o  Senhor Ernandes Ramos da Sociedade do Carro Antigo de Barbacena (SCAB) e o presidente do Clube de Veículos Antigos de Nova Lima que organizou de forma brilhante este encontro que ficará na memória dos presentes por muitos anos. Parabéns Jorge Filho!

Foi ótimo rever todos!

E a ótima banda

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Texto, fotos e montagem:  Francis Castaings

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Encontro do Clube de Autos Antigos de Nova Lima – Rancho do Boi - Março de 2018

Ótimo encontro realizado pelo Clube de Veículos Antigos de Nova Lima em um novo local. Aconteceu no sábado, dia 10 de março, no O Restaurante Rancho do Boi que conta com ótima infraestrutura  e ótimo estacionamento.

Os próximos mensais, sempre no segundo sábado do mês, serão também neste ótimo local.  Reunião de bons amigos, de vários clubes de Belo Horizonte e outras cidades mineiras. 

O estacionamento principal, após a cancela na entrada, ficará destinado aos carros antigos. Um lugar com uma vista ímpar para as beleza naturais que entornam a região. A chuva que ia e voltava não atrapalhou o encontro.

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Os carros da General Motors

Sempre prestigiando o encontro do Clube de Nova lima esta bela Chevrolet 3100 picape da linha Advanced Designer, modelo "Camper". Este modelo foi fabricado  entre 1947 e 1955.

Chevrolet Veraneio que fez grande sucesso nas décadas de 60 e 70

Chevrolet Opala cupê Comodoro SL/E

Chevrolet Opala Cavaran. Lançada em 1975 tornou-se um sucesso entre famílias. Leia mais sobre a linha Opala

Nosso pequeno GM, o Chevrolet Chevette também estava lá. Saiba mais

Chevrolet Corvette Stingray L88 da terceira geração.  Novidade no encontro. Seu motor V8 conta com 430 cavalos, cabeçote em liga de  alumínio, motor 427 (7,0 litros), alimentado por um carburador de corpo quádruplo e freios à disco dimensionados para esta forte motorização.

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Os carros da Ford

Hot Ford modelo A Tudor sedan fabricado entre 1928 e 1931

Belo Ford Landau

Ambos merecedores da placa preta. Leia mais sobre a linha Ford Galaxie, LTD e Landau

A Willys Overlando do Brasil foi absorvida pela Ford no final dos anos 60. Mas seus carros deixaram saudades e colecionadores fazem questão de conservá-los

Jeep Willys. Este é um Jeep Willys nacional. Sua história é grande e começou já na década de 30 a pedido do governo americano A American Austin Car Company, que depois passou a se chamar American Bantam fez o melhor projeto, mas este foi copiado pelos técnicos e engenheiros Ford e da Willys. Este soldado mundial serviu muito na guerra e ainda serva na paz. O Jeep até hoje é muito cultuado. E serviu muito nos campos, nas fazendas, de vários países do mundo. Concorrência e inspiração no modelo não faltaram!

Nasceu nos Estados Unidos em 1946 como Willys Jeep Station Wagon. Foi fabricada nosso Estados Unidos, Brasil, Argentina... Muito confortável para seis pessoas, ótimo porta-malas e a versão 4 x 4 (Tração nas quatro rodas) foi apreciada pelos fazendeiros e pelos amantes das trilhas fora de estrada.  Aqui se chamou Rural Jeep e na Argentina, fabricada pelas indústrias Kaiser, leia-se IKA, era chamado Jeep Estanciera. Este modelo 1971 está em belo estado! Sem dúvida foi o primeiro veículo utilitário esportivo (SUV) do mundo. Na Filipinas, era transformado, alongado, era um meio de transporte popular e ganhou o nome Jeepney. A carroceria abaixo é exclusiva do Brasil.

Hot Willys Cupê 1941 cupê muito apreciado nos Estados Unidos.

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Os carros da Volkswagen

E 1950 chegava os primeiros Volkswagen sedã no Brasil. Tornou-se uma paixão nacional e em 1959 foi lançado aqui.

Ambos da década de 60 e muito originais!

Os motores que o equipavam no Brasil foram o 1.200, o 1.300, 1.500 e 1.600 cm³. Sucesso até hoje em vários encontros e nas ruas do Brasil e do mundo!

O utilitário Volkswagen Kombi foi o primeiro veículo VW fabricado no Brasil. Na Alemanha era chamado de Typ 2. Leia mais sobre este grande utilitário.

Esta personalizada com bom gosto

Assim como o esportivo Puma GT, o Bianco S recebeu mecânica VW arrefecida à ar. Saiba mais sobre este belo.

A era moderna da Volkswagen na Alemanha e no Brasil começaram com a  produção do VW Passat. Na Alemanha como aqui foram fabricados os modelos com duas e quatro portas e a perua Variant que não chegou aqui. Leia mais

O Volkswagen Gol começou sua produção em 1980 com motor VW arrefecido à ar com 1.300 cm³. O moto dianteiro e sua tração dianteira. A ideia não era nova, já havia sido pensada, mas não aplicada na Alemanha. Era o projeto VW-Porsche EA266. Ainda existe um exemplar na matriz europeia, mas chegaram a fabricar 50 protótipos e alguns já estavam prontos no final da década de 60. A mecânica estava abaixo do banco traseiro e aqui no projeto BX foi colocada na dianteira. Não vingou lá, o presidente da VW Kurt Lotz pôs fim a este projeto afim de revolucionar a linha que começou com o Passat e logo depois o Golf que salvou a Volkswagen devido ao seu enorme sucesso. Kurt Lotz aproveitou todas as boas ideias e bons projetos da Audi e da NSU Motorenwerke. Ambas haviam sido absorvidas pela Volkswagen. O Projeto EA 276, já com motor dianteiro à ar e idealizado por Giorgetto Giugiaro também não vingou. Este estilista italiano foi o criador do Passat, Golf, Polo... O estilo foi baseado no Golf e no esportivo Scirocco das décadas de 70. Os motores a ar tiveram cilindradas de 1.300 e 1.600 cm³, mas foram substituídos a tempo pelo motor arrefecido à água já usado e aprovado no VW Passat. O Gol, Voyage, Parati e Saveiro usaram motores 1.500, 1.600, 1.800 e 2.000. A versão 1000 16V também era muito atraente ainda mais na versão Turbo. Abaixo um modelo GTS.

Outro grande sucesso da família Gol foi o Voyage que utilizou os motores 1.500, 1.600 e 1.800 cm³ nas versões com duas e quatro portas. Atendia muito bem à pequenas famílias, jovens e taxistas. Foi um carro robusto, bonito, seguro, econômico e rápido. A versão 1.800 GLS era muito apimentada e a versão Fox foi utilizada nos Estados Unidos nas versões quatro portas e na perua Parati que lá se chamou Fox Station Wagon. Poucas se veem por aqui.

O esportivo Farus foi fabricado em Minas Gerais. Este é um modelo Quadro com motor AP (alta Performance) 1.8 do VW Santana. Foi fabricado entre 1989 e 1990. Poucos em ótimo estado como este existem!

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Os Carros da Fiat

O Fiat 600 D é um modelo raro no Brasil. Foi fabricado na Itália e na Argentina.Te motor traseiro, tração traseira, quatro cilindros em linha, 767 cm³, 32 cavalos à 4.800 rpm, alimentado por um carburador Weber em posição invertida, arrefecido à água, velocidade máxima de 110 km/h e peso de 615 quilos. A versão Multipla tem quatro portas era um mini furgão familiar com linhas bem particulares. Na versão esportiva Abarth 850 CT Corsa tinha 847 cm³ e 70 cavalos à 8.000 rpm. Era alimentado por um carburador de corpo duplo, velas, cabeçote e escapamentos especiais da marca Abarth . Chegava à 178 km/h! Em 1965 tirava o sossego de vários grandões nas auto estradas da Europa. Nas pistas então... fazia a festa.

Este é um Lada Laika. Laika era o nome de uma cadelinha russa, o primeiro ser vivo que foi ao espaço a bordo da nave Sputnik II. Voltando ao sedã, este foi baseado no Fiat 124/125 que tinha 1.197 cm³ e 65 cavalos à 6.000 rpm e chegava à 135 km/h. A versão Special T 1600 tinha 1.592 cm³ e 95 cavalos à 6.000 rpm, dois comandos de válvulas no cabeçote, quatro feios à disco e chegava a 170 km/h. Muito bom para 1973! Já o Lada do mesmo ano tinha praticamente os mesmos dados da versão mais simples do 124. Na Polônia era chamado de Polski-Fiat 125 P. Os carros Lada chegaram aqui na década de 90. Eram os modelo Laika, o utilitário Niva e mais moderna era a versão Samara.O motor do Samara foi concebido em conjunto com a Porsche. Tinha 1,3 litros, quatro cilindros e 65 cavalos. Para quem gosta de malhar uma marca sem conhecer, será que a Porsche ia ajudar a fazer um carro ruim? As cores do carro abaixo remetem às cores da bandeira do Clube de Nova lima sendo que o Rosa indica que mulheres são bem vindas. Bem melhor! 

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O belo e compacto Mercedes-Benz 190. Leia mais sobre este interessante modelo Benz


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Texto, fotos e montagem:  Francis Castaings

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